15 Ideias de Atividades (BNCC) dança ensino fundamental 1

1. Dança das Cores

Esta atividade envolve a criação de uma coreografia onde os alunos devem representar diferentes cores através de movimentos. Os alunos podem usar lenços coloridos e, ao som de músicas animadas, devem dançar de acordo com a cor que o professor mencionar. Essa atividade estimula a percepção visual e a coordenação motora. Habilidade BNCC: (EF15AR03).

2. Dança dos Animais

Nesta atividade, os alunos escolhem um animal e criam movimentos que imitam suas características. Por exemplo, podem se arrastar como uma cobra ou pular como um sapo. A atividade pode ser realizada em grupo, onde cada aluno apresenta seu animal e os demais tentam adivinhar qual é. Habilidade BNCC: (EF15AR04).

3. Roda de Dança

Os alunos formam uma roda e, ao som de uma música, cada um tem a oportunidade de dançar no centro, criando seus próprios passos. Essa atividade promove a expressão individual e a aceitação do outro, além de desenvolver a confiança. Habilidade BNCC: (EF15AR05).

4. Dança das Estações

Os alunos devem criar uma coreografia que represente cada uma das quatro estações do ano. Eles podem usar elementos como folhas secas para o outono ou flores para a primavera. Essa atividade ajuda a conectar a dança com a natureza e as mudanças sazonais. Habilidade BNCC: (EF15AR06).

5. Dança e Contação de Histórias

Os alunos escolhem uma história e a transformam em uma dança. Eles devem pensar em como os personagens se movem e como a música pode refletir a narrativa. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação. Habilidade BNCC: (EF15AR07).

6. Dança do Silêncio

Nesta atividade, os alunos dançam sem música, utilizando apenas o silêncio para se expressar. O foco é na interpretação e na conexão com o corpo. Após a dança, os alunos podem discutir como se sentiram e o que expressaram. Habilidade BNCC: (EF15AR08).

7. Dança das Emoções

Os alunos devem escolher uma emoção (felicidade, tristeza, raiva, etc.) e criar uma dança que a represente. Essa atividade ajuda os alunos a reconhecer e expressar suas emoções através do movimento. Habilidade BNCC: (EF15AR09).

8. Dança em Dupla

Os alunos formam duplas e criam uma coreografia juntos, onde devem se apoiar e interagir. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a comunicação não verbal. Habilidade BNCC: (EF15AR10).

9. Dança do Espelho

Um aluno faz movimentos e o outro deve imitá-lo como se fosse um espelho. Essa atividade desenvolve a atenção e a coordenação motora, além de ser divertida. Habilidade BNCC: (EF15AR11).

10. Dança de Famosos

Os alunos escolhem um famoso dançarino ou uma dança famosa e tentam reproduzir os passos. Essa atividade pode incluir uma pesquisa sobre a história da dança escolhida, promovendo o aprendizado cultural. Habilidade BNCC: (EF15AR12).

11. Dança com Objetos

Os alunos utilizam objetos do cotidiano, como cadeiras ou bastões, para criar uma coreografia. Essa atividade estimula a criatividade e a adaptação dos movimentos. Habilidade BNCC: (EF15AR13).

12. Dança do Tempo

Os alunos devem criar uma dança que represente diferentes climas, como sol, chuva e vento. Essa atividade ajuda a relacionar a dança com fenômenos naturais e a desenvolver a imaginação. Habilidade BNCC: (EF15AR14).

13. Dança de Grupo

Os alunos se dividem em grupos e criam uma coreografia em conjunto, apresentando-a para a turma. Essa atividade promove a colaboração e o respeito pelas ideias dos colegas. Habilidade BNCC: (EF15AR15).

14. Dança e Música Folclórica

Os alunos aprendem danças folclóricas de diferentes regiões do Brasil, explorando a diversidade cultural. Essa atividade pode incluir uma discussão sobre a origem das danças e suas significações. Habilidade BNCC: (EF15AR16).

15. Dança e Tecnologia

Os alunos podem usar aplicativos de música para criar suas próprias trilhas sonoras e dançar com elas. Essa atividade conecta a dança com a tecnologia, estimulando a inovação e a criatividade. Habilidade BNCC: (EF15AR17).