15 Ideias de Atividades (BNCC) dança educação física

1. Dança das Cores

A atividade “Dança das Cores” envolve a utilização de tecidos coloridos que representam diferentes emoções. Os alunos devem escolher uma cor e, ao som de uma música, expressar a emoção correspondente através da dança. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de promover a discussão sobre as emoções. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Coreografia em Grupo

Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos e devem criar uma coreografia original com base em um tema específico, como natureza ou amizade. Após a criação, cada grupo apresenta sua coreografia para a turma. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e a colaboração, além de desenvolver a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança dos Animais

A “Dança dos Animais” é uma atividade lúdica onde os alunos imitam os movimentos de diferentes animais ao som de músicas que remetam a esses seres. Essa atividade não só diverte, mas também ensina sobre a fauna e a importância da preservação ambiental. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Roda de Dança Folclórica

Os alunos aprendem danças folclóricas de diferentes regiões do Brasil, como a ciranda e o frevo. A atividade inclui a pesquisa sobre a origem das danças e a apresentação em grupo. Isso promove a valorização da cultura brasileira e o respeito à diversidade. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Dança e Expressão Corporal

Nesta atividade, os alunos exploram a expressão corporal através de movimentos livres. Com a orientação do professor, eles devem criar uma sequência de movimentos que represente uma história ou sentimento. Essa prática desenvolve a autoconfiança e a capacidade de se expressar. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Dança e Música do Mundo

Os alunos são apresentados a diferentes estilos de dança de várias partes do mundo, como salsa, tango e hip-hop. Após aprenderem sobre a cultura de cada dança, eles praticam os passos básicos. Essa atividade amplia o conhecimento cultural e promove a inclusão. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Desafio da Dança

Os alunos participam de um desafio onde devem criar uma dança em um tempo limitado, utilizando passos que aprenderam nas aulas. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de improvisação, além de promover a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Dança e Jogos de Rítmica

Os alunos participam de jogos que envolvem ritmo e movimento, como “Dança das Cadeiras” e “Estátua”. Essas atividades ajudam a desenvolver o senso rítmico e a coordenação motora, além de serem muito divertidas. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Dança e Contação de Histórias

Os alunos escolhem uma história e criam uma dança que a represente. Durante a apresentação, eles contam a história enquanto dançam. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de contar histórias de forma dinâmica. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Dança e Tecnologia

Utilizando aplicativos de dança ou vídeos online, os alunos aprendem coreografias populares e podem até criar suas próprias versões. Essa atividade integra tecnologia ao aprendizado e torna a dança mais acessível e divertida. Habilidade BNCC: EF15EF10.