15 Ideias de Atividades (BNCC) da EJA

1. Produção de Texto Colaborativa

Uma atividade que promove a escrita coletiva, onde os alunos, em grupos, criam um texto a partir de um tema proposto. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, além de desenvolver habilidades de escrita e argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Leitura e Interpretação de Poemas

Os alunos podem escolher poemas de autores brasileiros e, em seguida, realizar uma leitura em voz alta, discutindo o significado e as emoções que o texto evoca. Essa atividade ajuda a aprimorar a interpretação e a apreciação literária. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Cartazes Temáticos

Os estudantes devem criar cartazes sobre temas relevantes, como meio ambiente ou saúde, utilizando recortes de revistas e desenhos. Essa atividade incentiva a pesquisa e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Debates sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre questões sociais atuais, como desigualdade e direitos humanos. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de oratória e pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15CI03.

5. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos curtos sobre um tema estudado, utilizando smartphones ou câmeras. Essa atividade estimula a criatividade e a utilização de tecnologias, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15ET01.

6. Jogos de Tabuleiro Educativos

Desenvolver jogos de tabuleiro que abordem conteúdos curriculares, como matemática ou história. Os alunos podem criar as regras e o design do jogo, promovendo o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15MA02.

7. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples que podem ser feitos com materiais do dia a dia, como a criação de um vulcão com bicarbonato de sódio. Essa atividade estimula a curiosidade científica e o método experimental. Habilidade BNCC: EF15CI01.

8. Criação de Blog ou Diário Virtual

Os alunos podem criar um blog ou diário virtual onde compartilham suas experiências e aprendizados. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e uso de tecnologias digitais. Habilidade BNCC: EF15LP03.

9. Visitas Virtuais a Museus

Utilizar recursos online para realizar visitas virtuais a museus e exposições. Após a visita, os alunos podem discutir o que aprenderam e suas impressões, promovendo a educação cultural. Habilidade BNCC: EF15AR02.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas estudados, utilizando desenhos e diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de facilitar a compreensão de conteúdos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

11. Mapa Conceitual sobre um Tema

Os alunos devem elaborar um mapa conceitual sobre um tema estudado, organizando as informações de forma visual. Essa atividade ajuda na compreensão e na memorização dos conteúdos. Habilidade BNCC: EF15CI02.

12. Entrevistas com Profissionais

Os alunos podem entrevistar profissionais de diferentes áreas, trazendo suas experiências para a sala de aula. Essa atividade enriquece o aprendizado e aproxima os estudantes do mercado de trabalho. Habilidade BNCC: EF15ET02.

13. Criação de Podcast

Os alunos podem produzir um podcast sobre um tema de interesse, discutindo e entrevistando colegas. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e uso de mídias digitais. Habilidade BNCC: EF15LP05.

14. Simulações de Situações do Cotidiano

Realizar simulações de situações do cotidiano, como compras em um mercado ou uma entrevista de emprego. Essa atividade prepara os alunos para a vida prática e desenvolve habilidades sociais. Habilidade BNCC: EF15ET03.

15. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar, onde publicam notícias, entrevistas e reportagens sobre a escola e a comunidade. Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP06.