15 Ideias de Atividades (BNCC) cultura afrodescendente

1. Contação de Histórias Afro-Brasileiras

Uma atividade que envolve a contação de histórias que retratam a cultura afrodescendente, utilizando contos populares e lendas africanas. Os alunos podem ser incentivados a criar suas próprias narrativas inspiradas nas histórias contadas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que aborda a produção de textos orais e escritos.

2. Danças Afro-Brasileiras

Promover aulas de dança que explorem ritmos e movimentos das danças afro-brasileiras, como o samba de roda e o maracatu. Os alunos podem aprender sobre a origem dessas danças e sua importância cultural. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR01, que trata da apreciação e criação de danças.

3. Artesanato Afro-Brasileiro

Os alunos podem criar peças de artesanato inspiradas na cultura afrodescendente, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e o respeito pela cultura, alinhando-se à habilidade EF15AR02, que envolve a produção de obras de arte.

4. Músicas e Ritmos Africanos

Uma atividade que envolve a pesquisa e a prática de músicas e ritmos africanos. Os alunos podem aprender a tocar instrumentos típicos e a cantar canções que fazem parte da tradição afrodescendente. Essa atividade está ligada à habilidade EF15AR03, que aborda a apreciação musical.

5. Culinária Afro-Brasileira

Os alunos podem participar de uma aula de culinária onde aprenderão a preparar pratos típicos da culinária afro-brasileira, como a feijoada e o acarajé. Essa atividade promove a valorização da cultura e se relaciona com a habilidade EF15CI01, que envolve a pesquisa sobre alimentos e suas origens.

6. Exposição de Arte Afro-Brasileira

Organizar uma exposição com obras de artistas afrodescendentes, onde os alunos podem apresentar suas próprias criações. Essa atividade estimula a reflexão sobre a identidade cultural e está alinhada à habilidade EF15AR04, que trata da análise de obras de arte.

7. Debates sobre Racismo e Inclusão

Promover debates em sala de aula sobre temas como racismo, inclusão e diversidade. Os alunos podem pesquisar e apresentar suas opiniões, desenvolvendo habilidades de argumentação e empatia. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15SP01, que aborda a argumentação e a construção de opiniões.

8. Visitas a Museus e Centros Culturais

Organizar visitas a museus e centros culturais que abordem a história e a cultura afrodescendente. Os alunos podem realizar atividades de pesquisa e reflexão sobre o que aprenderam. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15HI01, que envolve a pesquisa histórica.

9. Criação de um Jornal da Diversidade

Os alunos podem criar um jornal escolar que destaque a cultura afrodescendente, incluindo entrevistas, artigos e reportagens. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que trata da produção de textos informativos.

10. Projetos de Ação Social

Desenvolver projetos que visem a inclusão e a valorização da cultura afrodescendente na comunidade escolar. Os alunos podem planejar e executar ações que promovam a diversidade cultural. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15ET01, que aborda a ética e a cidadania.