15 Ideias de Atividades (BNCC) culinária educação infantil

1. Oficina de Frutas Coloridas

Uma atividade que envolve a exploração de diferentes frutas, onde as crianças podem aprender sobre cores, formas e texturas. Os alunos podem criar uma salada de frutas, desenvolvendo habilidades motoras ao cortar e misturar. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG03, que aborda a exploração de diferentes alimentos e suas características.

2. Pão Caseiro: Mão na Massa

Os alunos podem participar da preparação de um pão caseiro, aprendendo sobre os ingredientes e o processo de fermentação. Essa atividade estimula a curiosidade e o trabalho em equipe, além de promover a noção de tempo e sequência. A habilidade BNCC EI03ET05 é contemplada ao trabalhar com receitas e medidas.

3. Pintura com Alimentos

Utilizando alimentos como beterraba, cenoura e espinafre, as crianças podem criar tintas naturais para pintar. Essa atividade não só promove a criatividade, mas também ensina sobre a origem dos alimentos e suas propriedades. A habilidade BNCC EI03AR01 é abordada ao incentivar a expressão artística com materiais diversos.

4. Criação de um Cardápio Saudável

As crianças podem trabalhar em grupos para criar um cardápio saudável, discutindo a importância de uma alimentação equilibrada. Essa atividade pode incluir a pesquisa de alimentos e a elaboração de pratos. A habilidade BNCC EI03CN01 é desenvolvida ao abordar a relação entre alimentação e saúde.

5. Experiência com Temperos

Os alunos podem explorar diferentes temperos e ervas, aprendendo sobre seus aromas e sabores. A atividade pode incluir a preparação de um prato simples, onde as crianças podem experimentar e escolher os temperos que mais gostam. A habilidade BNCC EI03CN02 é trabalhada ao investigar as propriedades dos alimentos.

6. Montagem de Sanduíches Criativos

As crianças podem criar sanduíches utilizando uma variedade de ingredientes, promovendo a autonomia e a criatividade. Essa atividade pode incluir discussões sobre combinações de sabores e a importância de incluir vegetais. A habilidade BNCC EI03ET04 é contemplada ao trabalhar com a preparação de alimentos.

7. Jogo da Memória dos Alimentos

Um jogo de memória que utiliza imagens de diferentes alimentos, ajudando as crianças a reconhecerem e nomearem os itens. Essa atividade é divertida e educativa, promovendo a memória visual e o vocabulário. A habilidade BNCC EI03LP01 é abordada ao trabalhar com a linguagem oral e escrita.

8. Cultivando Ervas na Escola

As crianças podem participar do cultivo de ervas em pequenos vasos, aprendendo sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da agricultura. Essa atividade pode incluir cuidados diários e a colheita das ervas. A habilidade BNCC EI03CN03 é desenvolvida ao explorar a natureza e os seres vivos.

9. A História do Chocolate

Uma atividade que envolve a pesquisa sobre a origem do chocolate, desde o cacau até a barra de chocolate. As crianças podem participar de uma degustação e discutir os diferentes tipos de chocolate. A habilidade BNCC EI03ET06 é trabalhada ao abordar a cultura alimentar.

10. Feira de Alimentos Saudáveis

Organizar uma feira onde as crianças podem trazer alimentos saudáveis para compartilhar com os colegas. Essa atividade promove a socialização e a troca de experiências sobre alimentação saudável. A habilidade BNCC EI03CN04 é contemplada ao discutir a importância de hábitos alimentares saudáveis.