15 Ideias de Atividades (BNCC) cuidados com o corpo educação infantil

1. Jogo da Memória dos Sentidos

Esta atividade consiste em criar um jogo da memória utilizando cartões que representem diferentes partes do corpo e seus sentidos. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a identificação das partes do corpo e a compreensão de suas funções. Habilidade BNCC: EF02CI01.

2. Dança das Cores

Os alunos devem se movimentar ao som de músicas variadas, associando cores a diferentes partes do corpo. Por exemplo, ao ouvir a cor “vermelho”, eles devem tocar a parte do corpo correspondente. Essa atividade estimula a coordenação motora e a consciência corporal. Habilidade BNCC: EF02EF01.

3. Oficina de Higiene Pessoal

Promova uma oficina onde as crianças aprendem sobre a importância da higiene pessoal. Utilize bonecos ou fantoches para demonstrar a escovação dos dentes, o banho e a lavagem das mãos. Habilidade BNCC: EF02CI02.

4. Corrida do Corpo Humano

Organize uma corrida em que os alunos devem completar desafios relacionados ao corpo humano, como pular, correr e se agachar, enquanto aprendem sobre as funções de cada parte do corpo. Habilidade BNCC: EF02EF02.

5. Mapa do Corpo

As crianças devem criar um grande mapa do corpo humano em papel kraft, desenhando e rotulando as partes do corpo. Essa atividade ajuda na identificação e na compreensão das funções de cada parte. Habilidade BNCC: EF02CI03.

6. Teatro dos Sentidos

Os alunos podem encenar pequenas peças que envolvem os cinco sentidos. Cada grupo pode escolher um sentido e criar uma apresentação que mostre como ele funciona. Habilidade BNCC: EF02CI04.

7. Alimentação Saudável

Realize uma atividade onde as crianças aprendem sobre alimentos saudáveis e não saudáveis. Elas podem montar um prato saudável utilizando recortes de revistas e discutir a importância de cada alimento para o corpo. Habilidade BNCC: EF02CI05.

8. Exercícios de Alongamento

Inicie a aula com uma sessão de alongamento, onde as crianças aprendem a importância de aquecer os músculos antes de atividades físicas. Explique como cada alongamento beneficia diferentes partes do corpo. Habilidade BNCC: EF02EF03.

9. Caça ao Tesouro do Corpo

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas estão relacionadas a partes do corpo e suas funções. As crianças devem seguir as pistas para encontrar o “tesouro”, que pode ser um prêmio relacionado à saúde. Habilidade BNCC: EF02EF04.

10. Jogo de Imitação

As crianças devem imitar diferentes animais e suas movimentações, promovendo a consciência corporal e a coordenação motora. Essa atividade é divertida e educativa, permitindo que os alunos explorem seus corpos de maneira lúdica. Habilidade BNCC: EF02EF05.

11. Histórias sobre o Corpo

Leitura de histórias que abordam o corpo humano e suas funções. Após a leitura, os alunos podem discutir o que aprenderam e desenhar suas partes favoritas do corpo. Habilidade BNCC: EF02LP01.

12. Experiência Sensorial

Crie estações sensoriais onde as crianças podem tocar, cheirar e ouvir diferentes estímulos. Isso ajuda a desenvolver a percepção sensorial e a compreensão dos sentidos. Habilidade BNCC: EF02CI06.

13. Música e Movimento

Utilize músicas que falem sobre o corpo e suas partes, incentivando as crianças a dançar e se mover conforme a letra. Essa atividade promove a expressão corporal e a diversão. Habilidade BNCC: EF02EF06.

14. Pintura do Corpo

As crianças podem usar tintas para pintar partes do corpo em um grande papel. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de reforçar o aprendizado sobre o corpo humano. Habilidade BNCC: EF02AR01.

15. Roda de Conversa sobre Saúde

Promova uma roda de conversa onde as crianças podem compartilhar o que sabem sobre cuidados com o corpo e saúde. Essa atividade estimula a comunicação e o respeito às opiniões dos colegas. Habilidade BNCC: EF02LP02.