15 Ideias de Atividades (BNCC) Creche 3 Anos

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma excelente forma de estimular a criatividade e a coordenação motora das crianças de 3 anos. Utilizando tinta atóxica, as crianças podem explorar as cores e texturas, criando obras de arte únicas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG03, que propõe a exploração de diferentes materiais e técnicas de pintura.

2. Jogo de Memória com Animais

O jogo de memória é uma atividade lúdica que ajuda a desenvolver a memória e a atenção das crianças. Utilizando cartões com imagens de animais, os pequenos podem jogar em duplas ou grupos, promovendo a interação social. Essa atividade atende à habilidade BNCC EI03EF01, que incentiva a participação em jogos e brincadeiras.

3. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática rica que estimula a imaginação e o vocabulário das crianças. Ao escolher livros ilustrados e interativos, o professor pode prender a atenção dos alunos e incentivá-los a participar. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03LP01, que envolve a apreciação de narrativas e a construção de sentidos.

4. Brincadeira de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta permitem que as crianças explorem diferentes papéis e situações do cotidiano. Com fantasias e objetos do dia a dia, os alunos podem criar cenários e histórias, desenvolvendo a criatividade e a empatia. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EI03EF02, que propõe a exploração de diferentes papéis sociais.

5. Atividades com Massinha de Modelar

A massinha de modelar é um material que proporciona diversas possibilidades de criação. As crianças podem moldar figuras, letras e números, desenvolvendo a coordenação motora fina e a imaginação. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03CG04, que envolve a manipulação de diferentes materiais.

6. Caça ao Tesouro

A atividade de caça ao tesouro é uma forma divertida de trabalhar a orientação espacial e a resolução de problemas. Com pistas simples e objetos escondidos, as crianças podem trabalhar em equipe para encontrar o “tesouro”. Essa atividade atende à habilidade BNCC EI03EF03, que incentiva a exploração do ambiente.

7. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é um jogo clássico que promove a coordenação motora e a socialização. As crianças dançam ao som de músicas animadas e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EI03EF04, que propõe a participação em brincadeiras musicais.

8. Jardinagem

A jardinagem é uma atividade que permite às crianças aprender sobre a natureza e o cuidado com as plantas. Ao plantar sementes e regar as plantas, os alunos desenvolvem a responsabilidade e o respeito pelo meio ambiente. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03TS01, que envolve a observação e o cuidado com a natureza.

9. Criação de Instrumentos Musicais

As crianças podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas e latas. Essa atividade estimula a criatividade e o interesse pela música, além de promover a coordenação motora. Essa atividade atende à habilidade BNCC EI03EM01, que propõe a exploração de sons e ritmos.

10. Jogos de Água

Os jogos de água são uma forma divertida de explorar as propriedades da água e promover a brincadeira ao ar livre. Com baldes, copos e esponjas, as crianças podem participar de atividades que envolvem enchimento, transferência e esvaziamento. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03TS02, que envolve a exploração de diferentes estados da matéria.