15 Ideias de Atividades (BNCC) corpo humano maternal

1. Montagem do Corpo Humano

Uma atividade prática que envolve a montagem de um modelo do corpo humano utilizando materiais recicláveis. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar diferentes sistemas do corpo, como o circulatório, respiratório e digestivo. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de permitir que os alunos compreendam a estrutura do corpo humano de forma lúdica. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI01.

2. Jogo da Memória do Corpo Humano

Criação de um jogo da memória com imagens de órgãos e suas funções. Os alunos devem combinar as imagens com as descrições corretas, promovendo o aprendizado de forma divertida. Essa atividade pode ser realizada em duplas ou grupos, incentivando a interação e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI02.

3. Experiência com os Sentidos

Os alunos participam de uma série de experiências que exploram os cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. Cada estação pode apresentar um desafio relacionado a um sentido específico, como identificar sabores ou cheiros. Essa atividade ajuda os alunos a entenderem como os sentidos funcionam e sua importância para a percepção do mundo. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI03.

4. Criação de um Diário do Corpo

Os alunos devem manter um diário onde registram suas atividades físicas e alimentares ao longo de uma semana. Essa atividade promove a reflexão sobre hábitos saudáveis e a importância de cuidar do corpo. Ao final da semana, os alunos podem compartilhar suas experiências e discutir o que aprenderam. Habilidade BNCC: Educação Física – EF15EF01.

5. Teatro do Corpo Humano

Os alunos criam uma peça de teatro onde representam diferentes sistemas do corpo humano. Cada grupo pode escolher um sistema para apresentar, explicando suas funções de maneira criativa. Essa atividade estimula a pesquisa, a expressão artística e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: Arte – EF15AR01.

6. Mapa do Corpo Humano

Os alunos desenham um grande mapa do corpo humano em papel kraft, identificando os principais órgãos e suas funções. Essa atividade pode ser complementada com informações sobre a saúde e cuidados com o corpo, promovendo um aprendizado mais abrangente. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI04.

7. Experimentos com o Coração

Realização de experimentos simples para entender como o coração funciona, como medir a frequência cardíaca antes e depois de atividades físicas. Os alunos podem registrar suas observações e discutir a importância do coração para a saúde. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI05.

8. Alimentação Saudável

Os alunos devem pesquisar e apresentar sobre a importância de uma alimentação saudável, criando um cardápio equilibrado. Essa atividade pode incluir a confecção de uma receita saudável, promovendo a prática de hábitos alimentares corretos. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI06.

9. Dança dos Órgãos

Os alunos criam uma coreografia que representa os diferentes órgãos do corpo humano. Cada parte do corpo pode ser representada por um movimento específico, ajudando a fixar o conhecimento de forma divertida e dinâmica. Habilidade BNCC: Educação Física – EF15EF02.

10. Quiz sobre o Corpo Humano

Organização de um quiz interativo sobre o corpo humano, onde os alunos podem testar seus conhecimentos de forma competitiva. As perguntas podem abranger diferentes temas, como anatomia, funções dos órgãos e cuidados com a saúde. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI07.