15 Ideias de Atividades (BNCC) cores secundárias educação infantil

1. Mistura de Cores com Tintas

Uma atividade prática onde as crianças podem explorar a mistura de cores primárias para criar cores secundárias. Forneça tintas nas cores azul, vermelho e amarelo e incentive os alunos a misturá-las em paletas. Essa atividade desenvolve a habilidade EF15AR03, que envolve a experimentação com diferentes materiais e técnicas de pintura.

2. Caça às Cores

Organize uma caça ao tesouro onde as crianças devem encontrar objetos de cores secundárias na sala de aula ou no pátio. Essa atividade promove a observação e a identificação de cores, alinhando-se à habilidade EF15AR02, que trata da percepção e apreciação das cores no ambiente.

3. Criação de Cartazes Coloridos

Peça aos alunos que criem cartazes utilizando recortes de papel colorido para representar as cores secundárias. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de trabalhar a habilidade EF15AR01, que envolve a produção de diferentes formas de arte visual.

4. Jogo das Cores

Desenvolva um jogo de memória com cartões que apresentam cores primárias e secundárias. As crianças devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade ajuda a reforçar o reconhecimento das cores e está alinhada à habilidade EF15AR04, que envolve a identificação de semelhanças e diferenças.

5. Pintura com Espuma de Barba

Utilize espuma de barbear misturada com corantes alimentares para criar uma experiência sensorial de pintura. As crianças podem explorar a textura e a cor, criando suas próprias obras. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR03, promovendo a experimentação artística.

6. História das Cores

Conte uma história que envolva personagens que representam cores primárias e secundárias. Após a narrativa, as crianças podem desenhar suas partes favoritas. Essa atividade estimula a imaginação e está ligada à habilidade EF15AR05, que envolve a interpretação de narrativas.

7. Dança das Cores

Crie uma dança onde cada movimento representa uma cor. Quando a música parar, as crianças devem se agrupar de acordo com a cor que representam. Essa atividade promove a coordenação motora e está alinhada à habilidade EF15AR06, que envolve a expressão corporal.

8. Experiência com Luzes

Utilize lanternas coloridas para mostrar como as cores se misturam quando a luz é projetada. As crianças podem ver a formação de novas cores e discutir suas observações. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR07, que envolve a exploração de fenômenos naturais.

9. Criação de um Mural de Cores

Monte um mural colaborativo onde cada criança pode adicionar uma parte utilizando cores secundárias. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a habilidade EF15AR01, que envolve a produção artística coletiva.

10. Experiência com Alimentos

Utilize sucos de frutas para mostrar como as cores podem ser misturadas. As crianças podem experimentar a mistura de sucos de laranja e limão para ver o que acontece. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR07, promovendo a exploração sensorial e científica.