15 Ideias de Atividades (BNCC) cores primárias maternal

1. Pintura com Cores Primárias

Uma atividade simples e divertida para crianças do maternal é a pintura utilizando apenas as cores primárias: vermelho, azul e amarelo. Os alunos podem explorar a mistura dessas cores para criar novas tonalidades. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção visual, além de trabalhar a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI03CG03.

2. Caça às Cores

Organize uma caça às cores no ambiente escolar. Os alunos devem encontrar objetos que correspondam às cores primárias e coletá-los em uma caixa. Essa atividade desenvolve a observação e a identificação de cores no cotidiano. Habilidade BNCC: EI03CG01.

3. Mistura de Tintas

Proporcione uma atividade onde as crianças possam misturar as tintas das cores primárias em copos transparentes. Elas poderão observar como as cores se transformam e criar novas cores. Essa atividade é excelente para ensinar sobre a teoria das cores. Habilidade BNCC: EI03CG02.

4. Jogo de Memória das Cores

Crie um jogo de memória utilizando cartões com as cores primárias. As crianças devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e a concentração, além de reforçar o aprendizado das cores. Habilidade BNCC: EI03EF01.

5. Dança das Cores

Realize uma atividade de dança onde cada criança deve representar uma cor primária. Ao som de músicas animadas, as crianças podem se movimentar e expressar como se sentem em relação a cada cor. Essa atividade promove a expressão corporal e a socialização. Habilidade BNCC: EI03EF02.

6. Criação de Cartazes Coloridos

Os alunos podem criar cartazes utilizando recortes de papel nas cores primárias. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora fina, além de permitir que as crianças expressem suas ideias de forma visual. Habilidade BNCC: EI03CG04.

7. Histórias Coloridas

Proponha uma atividade de contação de histórias onde as cores primárias sejam o tema central. As crianças podem criar suas próprias histórias e ilustrá-las com as cores que escolherem. Essa atividade desenvolve a linguagem e a imaginação. Habilidade BNCC: EI03LP01.

8. Experiência com Água Colorida

Utilize água e corantes alimentares para mostrar como as cores se misturam. As crianças podem observar as mudanças de cor em frascos transparentes. Essa atividade é uma forma divertida de introduzir conceitos de ciência e cores. Habilidade BNCC: EI03CN01.

9. Mural das Cores

Crie um mural na sala de aula onde as crianças possam colar objetos ou desenhos que representem as cores primárias. Essa atividade incentiva o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EI03EF03.

10. Jogo de Classificação de Cores

Proponha um jogo onde as crianças devem classificar objetos de acordo com suas cores primárias. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de categorização e organização. Habilidade BNCC: EI03CG05.