15 Ideias de Atividades (BNCC) cores primárias e secundárias 3º ano

Atividade 1: Mistura de Cores com Tintas

Nesta atividade, os alunos irão explorar a mistura de cores primárias para criar cores secundárias. Forneça tintas nas cores vermelho, azul e amarelo e peça que os alunos misturem as cores em paletas. Os alunos devem registrar as combinações que resultam em novas cores, reforçando a compreensão das relações entre as cores. Habilidade BNCC: (EF15AR01).

Atividade 2: Caça às Cores na Natureza

Leve os alunos para um passeio ao ar livre e peça que eles identifiquem e coletem objetos que representem as cores primárias e secundárias. Após a coleta, os alunos podem apresentar suas descobertas e discutir como as cores aparecem na natureza. Habilidade BNCC: (EF15AR02).

Atividade 3: Criação de um Mural de Cores

Os alunos podem criar um mural utilizando recortes de revistas, papéis coloridos e outros materiais para representar as cores primárias e secundárias. Essa atividade promove a criatividade e a colaboração em grupo. Habilidade BNCC: (EF15AR03).

Atividade 4: Jogo das Cores

Crie um jogo de cartas com cores primárias e secundárias. Os alunos devem combinar as cartas de acordo com as cores que se misturam para formar novas cores. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a memorização. Habilidade BNCC: (EF15AR04).

Atividade 5: Pintura com Cores Secundárias

Os alunos devem pintar um quadro utilizando apenas cores secundárias. Antes de começar, discuta como cada cor foi criada a partir das cores primárias. Essa atividade ajuda a fixar o conceito de mistura de cores. Habilidade BNCC: (EF15AR05).

Atividade 6: Experiência com Luz e Cores

Utilize lanternas coloridas para mostrar como as cores se misturam na luz. Os alunos devem observar como as cores primárias se combinam para formar cores secundárias. Essa atividade é uma introdução à teoria das cores aditivas. Habilidade BNCC: (EF15AR06).

Atividade 7: Desenho de Cores em Família

Peça aos alunos que desenhem uma cena que inclua objetos de todas as cores primárias e secundárias. Após a finalização, os alunos podem compartilhar suas obras e discutir as escolhas de cores. Habilidade BNCC: (EF15AR07).

Atividade 8: Cores e Emoções

Discuta com os alunos como diferentes cores podem evocar emoções. Peça que eles escolham uma cor e desenhem algo que represente essa emoção. Essa atividade conecta arte e psicologia das cores. Habilidade BNCC: (EF15AR08).

Atividade 9: Experiência com Água e Corantes

Utilize água e corantes alimentares para demonstrar como as cores se misturam. Os alunos podem adicionar diferentes quantidades de corantes e observar as mudanças. Essa atividade é prática e visual, facilitando a compreensão. Habilidade BNCC: (EF15AR09).

Atividade 10: Contação de Histórias com Cores

Os alunos devem criar uma história que envolva personagens e cenários de diferentes cores. Após a criação, eles podem ilustrar suas histórias, utilizando as cores primárias e secundárias. Essa atividade integra literatura e artes visuais. Habilidade BNCC: (EF15AR10).