15 Ideias de Atividades (BNCC) cores primárias

1. Pintura com Cores Primárias

Uma atividade simples e envolvente é a pintura utilizando apenas as cores primárias: vermelho, azul e amarelo. Os alunos podem explorar a mistura dessas cores para criar novas tonalidades. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de Artes (EF15AR01), que propõe a experimentação de diferentes materiais e técnicas.

2. Criação de um Mural Colorido

Os alunos podem trabalhar em grupo para criar um mural utilizando recortes de papel nas cores primárias. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de abordar a habilidade BNCC de Artes (EF15AR02), que envolve a produção de obras coletivas.

3. Jogo das Cores

Organize um jogo onde os alunos devem identificar e nomear objetos da sala de aula que correspondam às cores primárias. Essa atividade promove a observação e a linguagem, alinhando-se à habilidade BNCC de Língua Portuguesa (EF15LP01), que trata da ampliação do vocabulário.

4. Experiência com Mistura de Cores

Utilizando água e corantes, os alunos podem realizar experiências para ver como as cores primárias se misturam e formam cores secundárias. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC de Ciências (EF15CI01), que aborda a observação e experimentação de fenômenos naturais.

5. Contação de Histórias com Cores

Os alunos podem criar uma história em quadrinhos onde cada personagem representa uma cor primária. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, alinhando-se à habilidade BNCC de Língua Portuguesa (EF15LP02), que envolve a produção de textos narrativos.

6. Dança das Cores

Crie uma atividade de dança onde cada aluno deve se mover de acordo com a cor que está vestindo. Essa atividade promove a expressão corporal e está alinhada à habilidade BNCC de Educação Física (EF15EF01), que propõe o desenvolvimento da expressão e da criatividade.

7. Caça ao Tesouro das Cores

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos nas cores primárias. Essa atividade estimula a observação e a interação com o ambiente, alinhando-se à habilidade BNCC de Ciências (EF15CI02), que trata da exploração do espaço e do ambiente.

8. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes educativos sobre as cores primárias, utilizando informações sobre suas características e misturas. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC de Artes (EF15AR03), que envolve a comunicação visual e a produção de materiais informativos.

9. Experiência Sensorial com Cores

Proponha uma atividade onde os alunos possam tocar, cheirar e ver diferentes materiais nas cores primárias. Essa atividade estimula os sentidos e está alinhada à habilidade BNCC de Ciências (EF15CI03), que aborda a exploração sensorial do mundo.

10. Música das Cores

Crie uma atividade musical onde cada cor primária representa um som ou ritmo diferente. Os alunos podem criar uma composição musical utilizando esses sons. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC de Artes (EF15AR04), que propõe a experimentação de diferentes linguagens artísticas.