15 Ideias de Atividades (BNCC) cores em inglês

1. Pintura com Cores em Inglês

Uma atividade divertida é a pintura, onde os alunos podem usar tintas de diferentes cores e, ao mesmo tempo, aprender os nomes dessas cores em inglês. Os alunos podem ser incentivados a descrever suas obras de arte usando frases simples, como “This is a red apple” (Esta é uma maçã vermelha). Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos.

2. Caça ao Tesouro das Cores

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos de várias cores pela sala ou pátio da escola. Ao encontrar cada objeto, eles devem dizer o nome da cor em inglês. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF15LP02, que foca na compreensão e produção de textos em diferentes contextos.

3. Jogo de Memória das Cores

Crie um jogo de memória com cartões que tenham cores em inglês de um lado e a cor correspondente do outro. Os alunos devem combinar os cartões e, ao fazer isso, devem dizer o nome da cor em inglês. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

4. Música das Cores

Utilize músicas infantis que mencionem cores em inglês. Os alunos podem cantar e, em seguida, desenhar as cores que ouviram na música. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a apreciação e análise de diferentes produções artísticas.

5. Cartazes de Cores

Os alunos podem criar cartazes que representem diferentes cores e seus nomes em inglês. Eles podem incluir imagens de objetos que correspondem a cada cor. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP05, que foca na produção de textos visuais e gráficos.

6. Bingo das Cores

Organize um jogo de bingo onde as cartelas tenham cores em inglês. O professor pode chamar as cores e os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a interação em situações comunicativas.

7. Descrição de Imagens Coloridas

Apresente imagens coloridas e peça aos alunos que descrevam o que veem, utilizando os nomes das cores em inglês. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a produção de descrições orais e escritas.

8. Atividade de Recorte e Colagem

Os alunos podem recortar imagens de revistas que representem diferentes cores e colá-las em um cartaz, escrevendo o nome da cor em inglês ao lado. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP08, que foca na produção de textos de diferentes gêneros.

9. Jogo de Adivinhação das Cores

Os alunos podem participar de um jogo onde um aluno descreve uma cor sem dizer o nome, e os outros devem adivinhar qual é. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF15LP09, que envolve a compreensão de textos orais e escritos.

10. Experiência com Luz e Cores

Realize uma atividade onde os alunos possam misturar cores usando luzes coloridas. Eles podem aprender os nomes das cores em inglês enquanto observam as mudanças. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP10, que envolve a exploração de fenômenos naturais e suas relações.