15 Ideias de Atividades (BNCC) cores

1. Pintura com Cores Primárias

Uma atividade que envolve a mistura de cores primárias (vermelho, azul e amarelo) para criar novas cores. Os alunos podem explorar a teoria das cores e a importância das cores na arte. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR01).

2. Caça às Cores na Natureza

Os alunos devem sair para um passeio e coletar objetos que representem diferentes cores da natureza. Em sala, podem discutir sobre a diversidade de cores e suas significações. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS (EF02CI01).

3. Criação de um Mural de Cores

Os alunos podem criar um mural colaborativo utilizando recortes de revistas ou desenhos que representem diferentes cores. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR02).

4. Jogo das Cores

Um jogo interativo onde os alunos devem identificar e nomear cores em objetos ao redor da sala. Essa atividade pode ser feita em grupos e estimula a observação e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: MATEMÁTICA (EF02MA01).

5. Experiência com Cores e Luz

Os alunos podem realizar experimentos simples com luz e prismas para observar como a luz branca se divide em várias cores. Essa atividade é excelente para discutir fenômenos ópticos. Habilidade BNCC: FÍSICA (EF09CI03).

6. Contação de Histórias Coloridas

Os alunos podem criar e contar histórias que envolvam cores, utilizando objetos ou fantoches. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de comunicação. Habilidade BNCC: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP01).

7. Cores e Emoções

Os alunos podem associar cores a emoções e criar uma obra de arte que represente seus sentimentos. Essa atividade promove a reflexão e a expressão emocional. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR03).

8. Experiência com Tintas Naturais

Os alunos podem fazer tintas utilizando ingredientes naturais, como beterraba e espinafre, e explorar a criação de cores. Essa atividade é educativa e sustentável. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS (EF02CI02).

9. Desenho de Mandalas Coloridas

Os alunos podem criar mandalas utilizando diferentes cores, explorando a simetria e a harmonia. Essa atividade é relaxante e estimula a concentração. Habilidade BNCC: ARTE (EF15AR04).

10. Cores na Música

Os alunos podem ouvir músicas que mencionam cores e discutir suas interpretações. Em seguida, podem criar uma apresentação artística inspirada nas músicas. Habilidade BNCC: MÚSICA (EF15MU01).

11. Experiência com Cores e Temperatura

Os alunos podem explorar como diferentes cores absorvem ou refletem calor, utilizando materiais como papel preto e branco. Essa atividade é prática e educativa. Habilidade BNCC: CIÊNCIAS (EF09CI04).

12. Criação de um Livro de Cores

Os alunos podem criar um livro ilustrado onde cada página representa uma cor e objetos que a simbolizam. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita. Habilidade BNCC: LÍNGUA PORTUGUESA (EF15LP02).

13. Cores e Cultura

Os alunos podem pesquisar sobre o significado das cores em diferentes culturas e apresentar suas descobertas. Essa atividade promove o respeito e a diversidade cultural. Habilidade BNCC: HISTÓRIA (EF15HI01).

14. Experiência de Mistura de Cores com Água

Os alunos podem realizar uma atividade de mistura de cores utilizando água e corantes alimentares, observando como as cores se misturam. Habilidade BNCC: MATEMÁTICA (EF02MA02).

15. Cores e Formas Geométricas

Os alunos podem criar composições utilizando formas geométricas coloridas, explorando conceitos de geometria e arte. Habilidade BNCC: MATEMÁTICA (EF15MA03).