15 Ideias de Atividades (BNCC) para trabalhar coordenação motora na educação infantil

1. Jogo da Memória com Formas

Uma atividade divertida que estimula a coordenação motora fina é o jogo da memória utilizando formas geométricas. Os alunos devem recortar figuras de papel e, em seguida, organizá-las em pares. Essa atividade desenvolve a percepção visual e a habilidade de manuseio, além de proporcionar uma oportunidade para discutir as formas e suas características. Habilidade BNCC: EI03ET01.

2. Pintura com os Dedos

A pintura com os dedos é uma excelente maneira de trabalhar a coordenação motora grossa e fina. Os alunos podem usar tinta atóxica e papel para criar obras de arte, explorando diferentes texturas e cores. Essa atividade também promove a expressão artística e a criatividade. Habilidade BNCC: EI03CG01.

3. Circuito de Obstáculos

Montar um circuito de obstáculos com cones, cordas e outros materiais é uma forma eficaz de desenvolver a coordenação motora. As crianças devem passar por diferentes desafios, como pular, correr e se equilibrar, o que melhora a agilidade e a força muscular. Habilidade BNCC: EI03EF01.

4. Brincadeiras com Bolas

Atividades que envolvem o uso de bolas, como passar, chutar ou arremessar, são ótimas para desenvolver a coordenação motora. Os alunos podem participar de jogos em grupo, promovendo a socialização e o trabalho em equipe, enquanto aprimoram suas habilidades motoras. Habilidade BNCC: EI03EF02.

5. Dança e Movimento

Incorporar dança e movimento nas aulas é uma maneira divertida de trabalhar a coordenação motora. Os alunos podem seguir coreografias simples ou criar suas próprias danças, o que estimula a expressão corporal e a consciência espacial. Habilidade BNCC: EI03C01.

6. Atividades com Massinha de Modelar

Manipular massinha de modelar é uma excelente atividade para fortalecer os músculos das mãos e desenvolver a coordenação motora fina. As crianças podem criar diferentes formas e figuras, estimulando a criatividade e a concentração. Habilidade BNCC: EI03ET02.

7. Jogos de Equilíbrio

Atividades que envolvem equilíbrio, como andar sobre uma linha desenhada no chão ou utilizar pranchas de equilíbrio, ajudam a aprimorar a coordenação motora. Essas brincadeiras também são importantes para o desenvolvimento da concentração e da autoconfiança. Habilidade BNCC: EI03EF03.

8. Caça ao Tesouro

Organizar uma caça ao tesouro com pistas que exigem que as crianças se movam e realizem tarefas específicas é uma forma divertida de trabalhar a coordenação motora. Essa atividade estimula a observação e a resolução de problemas, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI03EF04.

9. Brincadeiras com Fitas e Corda

Utilizar fitas e cordas para criar brincadeiras como pular corda ou fazer figuras com as fitas é uma maneira eficaz de desenvolver a coordenação motora. Essas atividades também ajudam a melhorar a coordenação olho-mão e a noção de ritmo. Habilidade BNCC: EI03EF05.

10. Jogos de Mímica

Os jogos de mímica são ótimos para trabalhar a coordenação motora e a expressão corporal. As crianças devem imitar ações e movimentos, o que estimula a criatividade e a comunicação não verbal. Habilidade BNCC: EI03C02.