15 Ideias de Atividades (BNCC) com conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais

1. Jogo da Memória com Conceitos de Ciências

Desenvolva um jogo da memória utilizando cartões que contenham conceitos e definições de ciências, como “fotossíntese”, “ecossistema” e “ciclo da água”. Os alunos devem encontrar os pares corretos, promovendo a memorização e a compreensão dos conteúdos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de Ciências, que envolve a identificação e a compreensão dos fenômenos naturais (Habilidade: EF05CI01).

2. Debate sobre Sustentabilidade

Organize um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e suas implicações no meio ambiente. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos a favor e contra, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico. Essa atividade atende à habilidade de Ciências que busca promover a reflexão sobre a relação do ser humano com o meio ambiente (Habilidade: EF05CI02).

3. Criação de um Jornal Escolar

Proponha que os alunos criem um jornal escolar onde possam escrever sobre temas relevantes da atualidade, como saúde, educação e meio ambiente. Essa atividade estimula a produção textual e a pesquisa, além de desenvolver a habilidade de comunicação. Está alinhada à habilidade de Língua Portuguesa que envolve a produção de textos em diferentes gêneros (Habilidade: EF15LP01).

4. Experimentos Científicos

Realize experimentos simples em sala de aula, como a criação de um vulcão de bicarbonato de sódio. Os alunos devem observar e registrar os resultados, promovendo a prática científica e a observação. Essa atividade está relacionada à habilidade de Ciências que envolve a investigação e a experimentação (Habilidade: EF05CI03).

5. Mapa Conceitual sobre História

Peça aos alunos que elaborem um mapa conceitual sobre um tema histórico estudado, como a Revolução Industrial. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a estabelecer conexões entre os conceitos. Está alinhada à habilidade de História que envolve a análise de eventos e suas consequências (Habilidade: EF15HI01).

6. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre um tema específico, como a importância da reciclagem. Essa atividade estimula a criatividade e a utilização de tecnologias digitais, além de promover a pesquisa e a síntese de informações. Está alinhada à habilidade de Língua Portuguesa que envolve a produção de textos multimídia (Habilidade: EF15LP02).

7. Oficina de Artes com Temas Sociais

Realize uma oficina de artes onde os alunos possam criar obras que abordem temas sociais, como a igualdade de gênero ou o combate ao racismo. Essa atividade promove a expressão artística e a reflexão sobre questões sociais. Está alinhada à habilidade de Artes que envolve a apreciação e a produção artística (Habilidade: EF15AR01).

8. Simulação de Mercado

Crie uma simulação de mercado onde os alunos possam comprar e vender produtos fictícios. Essa atividade ensina conceitos de economia e finanças, além de desenvolver habilidades de negociação e trabalho em equipe. Está alinhada à habilidade de Matemática que envolve a resolução de problemas financeiros (Habilidade: EF05MA01).

9. Leitura e Análise de Poemas

Proponha a leitura e análise de poemas de diferentes autores, incentivando os alunos a expressarem suas interpretações e sentimentos. Essa atividade desenvolve a sensibilidade literária e a capacidade de análise crítica. Está alinhada à habilidade de Língua Portuguesa que envolve a análise de textos poéticos (Habilidade: EF15LP03).

10. Projeto de Pesquisa sobre Cultura Local

Os alunos podem desenvolver um projeto de pesquisa sobre a cultura local, incluindo entrevistas com moradores e levantamento de dados sobre tradições. Essa atividade estimula a pesquisa e o respeito pela diversidade cultural. Está alinhada à habilidade de Geografia que envolve a compreensão da cultura e da identidade local (Habilidade: EF05GE01).