15 Ideias de Atividades (BNCC) contagem educação infantil

1. Contagem com Objetos do Dia a Dia

Utilize objetos comuns, como tampinhas, lápis ou brinquedos, para realizar atividades de contagem. Os alunos podem agrupar os itens em conjuntos e contar quantos há em cada grupo. Essa atividade estimula a percepção numérica e a habilidade de agrupar, alinhando-se à habilidade BNCC (EF01MA01).

2. Jogo da Memória com Números

Crie um jogo da memória utilizando cartões com números e quantidades. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo a memória e a associação entre números e suas representações. Essa atividade atende à habilidade BNCC (EF01MA02).

3. Contagem de Passos

Leve os alunos para uma caminhada e peça que contem quantos passos dão até um determinado ponto. Essa atividade promove a contagem sequencial e a noção de distância, alinhando-se à habilidade BNCC (EF01MA03).

4. Pintura com Números

Crie desenhos que os alunos devem pintar de acordo com números específicos. Por exemplo, o número 1 pode ser azul, o número 2 pode ser vermelho, e assim por diante. Essa atividade ajuda na identificação numérica e na coordenação motora, conforme a habilidade BNCC (EF01MA04).

5. Caça ao Tesouro Numérica

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas são números. Os alunos devem seguir as pistas e contar os objetos encontrados. Essa atividade estimula a contagem e o raciocínio lógico, atendendo à habilidade BNCC (EF01MA05).

6. Jogos de Tabuleiro com Dados

Utilize jogos de tabuleiro que envolvam o lançamento de dados. Os alunos devem contar os pontos e avançar no tabuleiro, desenvolvendo a contagem e a noção de estratégia. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF01MA06).

7. Música e Contagem

Incorpore músicas que envolvam contagem, como “Um, Dois, Três” ou “A Barata Diz Que Tem”. Os alunos podem cantar e contar junto, facilitando a aprendizagem de forma lúdica. Essa atividade atende à habilidade BNCC (EF01MA07).

8. Construção de Gráficos com Materiais Recicláveis

Peça aos alunos que coletem materiais recicláveis e os utilizem para criar gráficos de contagem. Por exemplo, podem contar quantas tampinhas de cada cor têm e representar graficamente. Essa atividade promove a contagem e a interpretação de dados, conforme a habilidade BNCC (EF01MA08).

9. Contagem de Frutas

Utilize frutas para ensinar contagem. Os alunos podem contar quantas frutas há em uma cesta e até mesmo classificá-las por tipo ou cor. Essa atividade estimula a contagem e a classificação, alinhando-se à habilidade BNCC (EF01MA09).

10. Contagem de Palavras em Histórias

Leia uma história para os alunos e peça que contem quantas palavras ou frases eles conseguem identificar. Essa atividade ajuda na contagem e na compreensão de texto, atendendo à habilidade BNCC (EF01MA10).

11. Jogo de Bingo Numérico

Crie um bingo com números. Os alunos devem marcar os números à medida que você os chama, desenvolvendo a habilidade de reconhecimento numérico e contagem. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF01MA11).

12. Contagem de Animais em Imagens

Apresente imagens de diferentes animais e peça que os alunos contem quantos de cada tipo aparecem. Essa atividade promove a contagem e a observação, conforme a habilidade BNCC (EF01MA12).

13. Atividades com Areia ou Massinha

Utilize areia ou massinha para que os alunos moldem números e quantidades. Eles podem criar grupos de diferentes quantidades e contar o que fizeram. Essa atividade estimula a criatividade e a contagem, alinhando-se à habilidade BNCC (EF01MA13).

14. Contagem de Estrelas no Céu

Durante uma atividade ao ar livre, peça que os alunos contem quantas estrelas conseguem ver no céu. Essa atividade promove a contagem e a observação do ambiente, atendendo à habilidade BNCC (EF01MA14).

15. Contagem de Sementes

Proporcione diferentes tipos de sementes para que os alunos contem e classifiquem. Eles podem agrupar por tamanho ou cor, desenvolvendo a contagem e a classificação, conforme a habilidade BNCC (EF01MA15).