15 Ideias de Atividades (BNCC) contação de histórias

1. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias é uma maneira envolvente de capturar a atenção dos alunos. Os professores podem criar fantoches simples com materiais recicláveis e, em seguida, usar esses personagens para narrar contos clássicos ou inventar novas histórias. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral dos alunos, além de desenvolver habilidades sociais. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde cada aluno pode escolher um livro para ler em voz alta é uma excelente forma de promover a contação de histórias. Os alunos podem compartilhar suas impressões sobre a história lida, o que ajuda a desenvolver a interpretação de texto e a empatia. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Histórias em Grupo

Dividir a turma em grupos e solicitar que cada grupo crie uma história coletiva pode ser uma atividade divertida e educativa. Os alunos podem trabalhar juntos para desenvolver personagens, enredos e diálogos, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Teatro de Sombras

O teatro de sombras é uma forma criativa de contar histórias. Os alunos podem criar silhuetas de personagens e cenários, e, em seguida, apresentar a história atrás de uma tela iluminada. Essa atividade estimula a imaginação e a expressão artística, além de desenvolver habilidades de apresentação. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Contação de Histórias com Música

Integrar música à contação de histórias pode tornar a atividade ainda mais envolvente. Os professores podem escolher histórias que tenham canções ou criar músicas originais que acompanhem a narrativa. Essa abordagem ajuda a desenvolver a percepção musical e a memória dos alunos. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Diário de Histórias

Os alunos podem manter um diário de histórias onde registram suas próprias narrativas ou recontam histórias que ouviram. Essa atividade incentiva a escrita criativa e a reflexão sobre as histórias, além de ajudar a desenvolver a habilidade de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Histórias em Quadrinhos

Transformar uma história em quadrinhos é uma maneira divertida de explorar a narrativa visual. Os alunos podem desenhar os quadrinhos e escrever os diálogos, o que estimula a criatividade e a compreensão da estrutura narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP05.

8. Contação de Histórias com Objetos

Os professores podem trazer objetos do cotidiano e pedir aos alunos que criem histórias em torno deles. Essa atividade estimula a imaginação e a capacidade de associar ideias, além de promover a oralidade. Habilidade BNCC: EF15LP06.

9. Histórias de Família

Incentivar os alunos a contar histórias sobre suas famílias pode ser uma forma poderosa de conectar a contação de histórias à identidade cultural. Os alunos podem compartilhar tradições, costumes e experiências, promovendo o respeito e a valorização da diversidade. Habilidade BNCC: EF15LP07.

10. Contação de Histórias com Tecnologia

Utilizar ferramentas digitais para contar histórias, como aplicativos de animação ou plataformas de vídeo, pode engajar os alunos de maneira inovadora. Essa atividade desenvolve habilidades tecnológicas e permite que os alunos explorem novas formas de narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP08.