15 Ideias de Atividades (BNCC) de contação de história para maternal

1. Contação de História com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias é uma excelente maneira de prender a atenção das crianças. Os professores podem criar fantoches de papel ou feltro que representem os personagens da história. Durante a contação, o professor pode interagir com os fantoches, fazendo vozes diferentes e encenando as ações. Essa atividade desenvolve a criatividade e a imaginação dos alunos, além de estimular a linguagem oral. Habilidade BNCC: EI01CG03.

2. Leitura Dramática

A leitura dramática envolve a interpretação de personagens por parte dos alunos. O professor pode escolher uma história e dividir os papéis entre as crianças, incentivando-as a expressar emoções e a usar a entonação correta. Essa atividade não só melhora a compreensão da história, mas também promove a empatia e a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EI01CG04.

3. Criação de Livro Coletivo

Nesta atividade, cada criança pode contribuir com uma página para um livro coletivo. O professor pode iniciar uma história e, a cada dia, uma criança adiciona um novo trecho ou ilustração. Ao final, o livro pode ser lido em grupo, promovendo a sensação de pertencimento e a valorização da produção coletiva. Habilidade BNCC: EI01EF01.

4. Contação de História com Música

Integrar música à contação de histórias pode tornar a atividade ainda mais envolvente. O professor pode escolher uma história que tenha uma canção relacionada e, durante a contação, incluir momentos em que as crianças possam cantar ou dançar. Isso ajuda a desenvolver a memória e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI01CG02.

5. Jogo de Rimas

Transformar a contação de histórias em um jogo de rimas é uma maneira divertida de trabalhar a linguagem. O professor pode contar uma história e, em determinados momentos, parar e pedir que as crianças completem as rimas. Essa atividade estimula o raciocínio e a criatividade, além de enriquecer o vocabulário. Habilidade BNCC: EI01LP01.

6. Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos a partir de uma narrativa já conhecida. O professor pode fornecer templates e orientar as crianças a desenhar e escrever os diálogos. Essa atividade estimula a expressão artística e a narrativa visual, além de desenvolver habilidades de escrita. Habilidade BNCC: EI01EF02.

7. Contação de História com Objetos

Usar objetos do cotidiano para contar histórias é uma forma de tornar a atividade mais interativa. O professor pode trazer itens que representem elementos da história e, à medida que narra, mostrar os objetos. Isso ajuda as crianças a fazer conexões e a desenvolver a imaginação. Habilidade BNCC: EI01CG01.

8. Teatro de Sombras

O teatro de sombras é uma atividade que combina arte e contação de histórias. Os alunos podem criar figuras recortadas e, com uma fonte de luz, projetá-las em uma tela enquanto o professor narra a história. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de ser uma experiência sensorial. Habilidade BNCC: EI01EF03.

9. Mapa da História

Após a contação de uma história, o professor pode pedir que as crianças desenhem um mapa com os principais eventos da narrativa. Essa atividade ajuda a desenvolver a compreensão espacial e a sequência lógica, além de reforçar a memória da história contada. Habilidade BNCC: EI01EF04.

10. Contação de História em Grupo

Dividir a turma em pequenos grupos e pedir que cada grupo conte uma parte da história é uma ótima maneira de promover a colaboração. Cada grupo pode usar diferentes recursos, como fantoches, desenhos ou dramatizações. Essa atividade estimula a comunicação e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI01CG05.

11. Histórias com Desenhos

Os alunos podem desenhar cenas da história enquanto o professor a narra. Essa atividade ajuda a desenvolver a atenção e a compreensão, além de permitir que as crianças expressem suas interpretações da narrativa. Habilidade BNCC: EI01EF05.

12. Caça ao Tesouro Literário

Transformar a contação de histórias em uma caça ao tesouro é uma forma divertida de engajar os alunos. O professor pode esconder pistas relacionadas à história pela sala e, à medida que as crianças encontram as pistas, elas vão montando a narrativa. Essa atividade estimula a curiosidade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI01CG06.

13. Criação de Personagens

Após a contação de uma história, o professor pode pedir que as crianças criem seus próprios personagens. Elas podem desenhar e descrever suas características, o que estimula a criatividade e a imaginação, além de desenvolver habilidades de escrita. Habilidade BNCC: EI01EF06.

14. Histórias em Vídeo

Os alunos podem gravar vídeos contando histórias, utilizando recursos como fantoches ou encenações. Essa atividade promove a expressão oral e a criatividade, além de ser uma forma divertida de compartilhar histórias com os colegas. Habilidade BNCC: EI01CG07.

15. Contação de História com Tecnologia

Utilizar aplicativos ou plataformas digitais para contar histórias é uma forma moderna de engajar os alunos. O professor pode usar recursos audiovisuais para enriquecer a narrativa, estimulando o interesse das crianças pela leitura e pela tecnologia. Habilidade BNCC: EI01EF07.