15 Ideias de Atividades (BNCC) contação de história na educação infantil

1. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias é uma atividade lúdica que estimula a imaginação das crianças. Os alunos podem criar seus próprios fantoches com materiais recicláveis e, em seguida, apresentar a história que escolheram. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI01ET03, que propõe a exploração de diferentes formas de expressão e comunicação.

2. Roda de Leitura Interativa

Organizar uma roda de leitura onde cada criança pode escolher um livro para ler em voz alta. Os colegas podem fazer perguntas sobre a história, promovendo a interação e a compreensão do texto. Essa prática atende à habilidade BNCC EI01CG03, que incentiva a participação em atividades de leitura e escrita.

3. Criação de Livros Coletivos

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de desenvolver a habilidade de escrita. Está alinhada à habilidade BNCC EI01EF01, que envolve a produção de textos coletivos.

4. Teatro de Sombras

Utilizar a técnica do teatro de sombras para contar histórias é uma forma inovadora de engajar as crianças. Elas podem criar silhuetas e usar uma fonte de luz para projetar as sombras enquanto narram a história. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI01ET02, que envolve a apreciação e a criação de diferentes linguagens artísticas.

5. Contação de Histórias com Música

Incorporar músicas e canções na contação de histórias pode tornar a atividade mais dinâmica e divertida. Os alunos podem criar uma trilha sonora para a história ou até mesmo compor uma canção relacionada ao enredo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI01ET01, que propõe a exploração de diferentes linguagens artísticas.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Após a contação de uma história, realizar um jogo de perguntas e respostas pode ajudar a fixar o conteúdo e estimular a memória das crianças. Essa atividade promove a habilidade de escuta e interpretação, alinhando-se à habilidade BNCC EI01CG02, que envolve a participação em discussões e diálogos.

7. Desenho da História

Pedir que as crianças desenhem uma cena da história que ouviram é uma excelente forma de estimular a criatividade e a interpretação. Os alunos podem apresentar seus desenhos e explicar o que representam, desenvolvendo a habilidade de expressão oral. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI01EF02, que envolve a produção de diferentes tipos de textos.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Transformar uma história contada em uma história em quadrinhos é uma atividade que pode ser muito divertida. As crianças podem desenhar os quadros e escrever os diálogos, estimulando a criatividade e a narrativa visual. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EI01EF03, que propõe a produção de textos em diferentes formatos.

9. Contação de Histórias com Objetos

Usar objetos do cotidiano para contar histórias pode tornar a atividade mais interativa. As crianças podem escolher objetos que representem personagens ou cenários e utilizá-los durante a narração. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI01ET03, que envolve a exploração de diferentes formas de expressão.

10. Contação de Histórias em Grupo

Promover a contação de histórias em grupo, onde cada criança conta uma parte da história, pode ser uma forma divertida de trabalhar a colaboração e a escuta ativa. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI01CG01, que propõe a participação em atividades coletivas e o respeito às contribuições dos colegas.