15 Ideias de Atividades (BNCC) construtivista para alfabetização

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que promove a memorização e o reconhecimento de palavras. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas respectivas imagens. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a escrita de palavras em contextos significativos.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Os alunos podem criar fantoches de papel e utilizá-los para contar histórias. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de desenvolver a compreensão de narrativas, conforme a habilidade EF15LP02.

3. Caça-Palavras Temático

Os alunos devem encontrar palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou frutas. Essa atividade ajuda na ampliação do vocabulário e na identificação de palavras, alinhando-se à habilidade EF15LP03.

4. Produção de Textos Coletivos

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um texto coletivo sobre um tema de interesse. Essa atividade promove a escrita colaborativa e a organização de ideias, de acordo com a habilidade EF15LP04.

5. Leitura Compartilhada

Os alunos participam de uma leitura em voz alta de um livro, onde podem discutir e fazer perguntas sobre a história. Essa prática desenvolve a compreensão leitora e a interpretação de textos, conforme a habilidade EF15LP05.

6. Criação de Cartazes Ilustrativos

Os alunos podem criar cartazes sobre um tema estudado, utilizando desenhos e palavras. Essa atividade estimula a criatividade e a organização de informações, alinhando-se à habilidade EF15LP06.

7. Jogos de Rimas

Os alunos participam de jogos que envolvem a formação de rimas, ajudando no reconhecimento sonoro das palavras. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP07, que envolve a exploração de sons e rimas na língua portuguesa.

8. Atividades com Letras Móveis

Utilizando letras móveis, os alunos podem formar palavras e frases. Essa atividade é excelente para o reconhecimento das letras e a formação de palavras, alinhando-se à habilidade EF15LP08.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo a narrativa e a criatividade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

10. Brincadeira de “Quem Sou Eu?”

Os alunos devem descrever um personagem ou animal sem dizer o nome, enquanto os colegas tentam adivinhar. Essa atividade estimula a descrição e a oralidade, conforme a habilidade EF15LP10.

11. Mapa Conceitual de Palavras

Os alunos criam um mapa conceitual com palavras relacionadas a um tema, ajudando na organização do conhecimento e na ampliação do vocabulário. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP11.

12. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos participam de um jogo onde fazem perguntas sobre um tema estudado e devem responder corretamente. Essa atividade estimula a pesquisa e a compreensão de conteúdos, de acordo com a habilidade EF15LP12.

13. Atividades de Classificação de Palavras

Os alunos classificam palavras em categorias, como substantivos, verbos e adjetivos. Essa atividade ajuda na compreensão da estrutura da língua, alinhando-se à habilidade EF15LP13.

14. Criação de Poemas

Os alunos podem criar poemas utilizando rimas e ritmos, estimulando a criatividade e a expressão artística. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP14, que envolve a produção de textos poéticos.

15. Teatro de Fantoches

Os alunos podem encenar uma peça utilizando fantoches, desenvolvendo habilidades de expressão e interpretação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP15, que envolve a apreciação e a produção de diferentes linguagens artísticas.