15 Ideias de Atividades (BNCC) consciência negra 5º ano

1. Roda de Conversa sobre a Consciência Negra

Uma atividade que promove a reflexão sobre a importância da consciência negra é a roda de conversa. Os alunos podem trazer informações sobre figuras históricas importantes da cultura negra, como Zumbi dos Palmares e Maria Firmina dos Reis. A habilidade BNCC correspondente é EF15HI01, que aborda a valorização da diversidade cultural.

2. Produção de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes que representem a história e a cultura afro-brasileira. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR01, que incentiva a expressão artística e a valorização das culturas.

3. Leitura de Textos sobre a História da Consciência Negra

Propor a leitura de textos que abordem a história da consciência negra no Brasil, como a escravidão e a luta por direitos. A habilidade BNCC correspondente é EF15HI02, que trata da análise crítica de fontes históricas.

4. Criação de Poemas e Músicas

Os alunos podem compor poemas ou músicas que abordem a temática da consciência negra. Essa atividade estimula a expressão verbal e a sensibilidade artística. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP01, que envolve a produção de textos em diferentes gêneros.

5. Apresentação de Danças Afro-Brasileiras

Organizar uma apresentação de danças afro-brasileiras, como o samba de roda ou o maracatu, permite que os alunos conheçam e valorizem a cultura negra. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR02, que aborda a apreciação e a prática de diferentes manifestações artísticas.

6. Estudo de Personalidades Negras

Os alunos podem pesquisar e apresentar a vida e a obra de personalidades negras que contribuíram para a sociedade brasileira, como Machado de Assis e Carolina Maria de Jesus. A habilidade BNCC relacionada é EF15HI03, que trata do reconhecimento de figuras históricas importantes.

7. Criação de um Diário da Consciência Negra

Os alunos podem criar um diário onde registrem suas reflexões sobre o que aprenderam sobre a consciência negra. Essa atividade estimula a escrita e a autoexpressão. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP02, que envolve a produção de textos pessoais.

8. Debate sobre Racismo e Preconceito

Promover um debate sobre racismo e preconceito ajuda os alunos a desenvolverem um pensamento crítico sobre a sociedade. A habilidade BNCC relacionada é EF15HI04, que aborda a análise de questões sociais contemporâneas.

9. Exposição de Artesanato Afro-Brasileiro

Os alunos podem criar peças de artesanato inspiradas na cultura afro-brasileira e organizar uma exposição. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR03, que envolve a criação e a apreciação de obras de arte.

10. Visita a Museus ou Centros Culturais

Organizar uma visita a museus ou centros culturais que abordem a história e a cultura afro-brasileira proporciona uma experiência enriquecedora. A habilidade BNCC relacionada é EF15HI05, que trata da valorização do patrimônio cultural.