15 Ideias de Atividades (BNCC) consciência fonológica

1. Jogo da Rima

O Jogo da Rima é uma atividade lúdica que estimula a consciência fonológica por meio da identificação de rimas. Os alunos devem formar pares de palavras que rimam, como “cão” e “pão”. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo apresenta suas rimas e explica o porquê da escolha. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras de Sons

Nesta atividade, os alunos recebem uma folha com um caça-palavras que contém palavras que começam ou terminam com o mesmo som. O objetivo é encontrar e circular essas palavras, promovendo a identificação de sons semelhantes. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Contação de Histórias com Sons

Os professores podem contar histórias que enfatizam sons específicos, como onomatopeias. Após a contação, os alunos devem identificar e reproduzir os sons mencionados, desenvolvendo a percepção auditiva. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Bingo das Letras

O Bingo das Letras é uma atividade que utiliza cartelas com letras e palavras. O professor chama palavras e os alunos devem marcar as letras correspondentes. Essa dinâmica ajuda na identificação de fonemas e na associação entre letras e sons. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma excelente forma de trabalhar a consciência fonológica. Os alunos podem dançar e cantar músicas que enfatizam rimas e sons, promovendo a aprendizagem de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Jogo da Memória Fonológica

O Jogo da Memória Fonológica utiliza cartas com imagens e palavras. Os alunos devem encontrar pares que tenham o mesmo som inicial ou final. Essa atividade estimula a memória e a percepção sonora. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Atividade de Aliteração

Os alunos devem criar frases ou pequenos poemas utilizando palavras que começam com a mesma letra, promovendo a prática da aliteração. Essa atividade ajuda na identificação de sons iniciais e na criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Quebra-Cabeça de Palavras

Os alunos recebem peças de quebra-cabeça com partes de palavras e devem montá-las corretamente. Essa atividade ajuda na segmentação de palavras e na identificação de fonemas. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Jogo de Silabas

Os alunos devem bater palmas ou fazer gestos a cada sílaba que ouvirem em palavras ditadas pelo professor. Essa atividade ajuda na segmentação silábica e na consciência fonológica. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que enfatizam palavras com rimas ou sons semelhantes. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita, além de reforçar a consciência fonológica. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Atividade de Sons da Natureza

Os alunos escutam sons da natureza e devem identificar quais animais ou elementos os produzem. Essa atividade ajuda na percepção auditiva e na associação de sons com suas fontes. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Jogo de Palavras Cruzadas

Os alunos preenchem palavras cruzadas que contêm pistas relacionadas a sons e rimas. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a identificação de fonemas. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Desenho Sonoro

Os alunos desenham algo que representa um som que ouviram, como o barulho de um carro ou de um animal. Depois, compartilham suas criações e explicam a relação entre o som e o desenho. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Jogo do Eco

O professor diz uma palavra e os alunos devem repetir em eco, enfatizando a pronúncia correta. Essa atividade ajuda na articulação e na percepção de sons. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Atividade de Palavras em Cadeia

Os alunos formam uma cadeia de palavras, onde cada nova palavra deve começar com a última letra da palavra anterior. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência fonológica. Habilidade BNCC: EF15LP15.