15 Ideias de Atividades (BNCC) conotação e denotação

1. Atividade de Identificação de Conotações e Denotações

Nesta atividade, os alunos devem ler um texto curto e identificar palavras que possuem conotações e denotações distintas. Os estudantes podem trabalhar em grupos para discutir suas interpretações e apresentar suas conclusões para a turma. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que aborda a análise de diferentes significados de palavras em contextos variados.

2. Criação de Frases com Conotações e Denotações

Os alunos devem criar frases utilizando palavras que tenham significados denotativos e conotativos. Após a criação, os estudantes podem compartilhar suas frases com a turma, explicando o significado de cada palavra em diferentes contextos. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02 da BNCC, que envolve a produção de textos com diferentes intenções comunicativas.

3. Jogo de Palavras: Conotações e Denotações

Organize um jogo de palavras onde os alunos devem adivinhar a palavra a partir de suas conotações. O professor pode fornecer pistas que remetam a significados conotativos, e os alunos devem responder com a palavra correta. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP03 da BNCC, que incentiva a interpretação de diferentes sentidos de palavras.

4. Análise de Poemas e Letras de Música

Os alunos devem escolher um poema ou letra de música e identificar as palavras que possuem conotações e denotações. Em seguida, devem discutir em grupos como essas palavras contribuem para o significado geral da obra. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP04 da BNCC, que envolve a análise de textos literários e não literários.

5. Criação de Cartazes com Palavras Conotativas e Denotativas

Nesta atividade, os alunos devem criar cartazes que ilustrem palavras com suas definições denotativas e conotativas. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Essa atividade atende à habilidade EF15LP05 da BNCC, que aborda a produção de materiais visuais para comunicação.

6. Debate sobre o Uso de Palavras em Diferentes Contextos

Os alunos participam de um debate onde discutem como o uso de determinadas palavras pode mudar de acordo com o contexto. O professor pode fornecer exemplos e guiar a discussão. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP06 da BNCC, que envolve a reflexão crítica sobre a linguagem.

7. Criação de Histórias com Palavras Conotativas

Os alunos devem escrever uma história curta utilizando palavras com conotações específicas. Após a escrita, podem compartilhar suas histórias com a turma, destacando as palavras escolhidas e suas conotações. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP07 da BNCC, que incentiva a criação de narrativas.

8. Jogo de Adivinhação de Significados

Os alunos jogam um jogo onde um aluno descreve uma palavra usando apenas suas conotações, e os outros devem adivinhar a palavra. Essa atividade promove a compreensão das nuances da linguagem e está alinhada à habilidade EF15LP08 da BNCC, que envolve a interpretação de significados.

9. Análise de Propagandas e seus Significados

Os alunos devem analisar propagandas e identificar como as palavras são usadas para transmitir significados conotativos. Em grupos, eles podem discutir a eficácia das palavras escolhidas. Essa atividade atende à habilidade EF15LP09 da BNCC, que aborda a análise crítica de diferentes tipos de textos.

10. Criação de Vídeos Explicativos sobre Conotações e Denotações

Os alunos devem criar vídeos curtos explicando a diferença entre conotação e denotação, utilizando exemplos práticos. Os vídeos podem ser apresentados para a turma, promovendo o aprendizado visual e auditivo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP10 da BNCC, que envolve a produção de conteúdos multimídia.