15 Ideias de Atividades (BNCC) conhecimento sobre o corpo

1. Jogo da Memória do Corpo Humano

Uma atividade lúdica que envolve a criação de cartas com imagens de diferentes partes do corpo humano e suas funções. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e o reconhecimento das partes do corpo. Habilidade BNCC: EF15CI01.

2. Mapa do Corpo

Os alunos podem criar um grande mapa do corpo humano em papel kraft, onde cada parte do corpo é desenhada e rotulada. Essa atividade estimula a criatividade e o aprendizado visual, além de permitir que os alunos explorem as funções de cada parte. Habilidade BNCC: EF15CI02.

3. Experimentos com os Sentidos

Realizar uma série de experimentos que envolvem os cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato). Os alunos podem experimentar diferentes texturas, sabores e sons, discutindo como cada sentido contribui para a percepção do mundo. Habilidade BNCC: EF15CI03.

4. Dança das Partes do Corpo

Uma atividade de dança onde os alunos devem se mover de acordo com as instruções que mencionam diferentes partes do corpo. Essa atividade promove a consciência corporal e a coordenação motora, além de ser divertida. Habilidade BNCC: EF15CI04.

5. Criação de um Livro do Corpo

Os alunos podem criar um livro ilustrado sobre o corpo humano, onde cada página é dedicada a uma parte do corpo, suas funções e curiosidades. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita criativa. Habilidade BNCC: EF15CI05.

6. Teatro das Emoções

Os alunos podem encenar pequenas peças que abordam as emoções e como elas se manifestam fisicamente no corpo. Essa atividade ajuda a desenvolver a empatia e a compreensão das emoções. Habilidade BNCC: EF15CI06.

7. Atividade de Yoga para Crianças

Introduzir os alunos ao yoga, ensinando posturas que ajudam a relaxar e a conectar a mente e o corpo. Essa prática pode ser uma ótima maneira de ensinar sobre a importância do autocuidado e da saúde mental. Habilidade BNCC: EF15CI07.

8. A Importância da Alimentação Saudável

Os alunos podem participar de uma atividade onde aprendem sobre os grupos alimentares e a importância de uma alimentação equilibrada para o funcionamento do corpo. Essa atividade pode incluir a criação de um prato saudável. Habilidade BNCC: EF15CI08.

9. Jogo de Perguntas e Respostas sobre o Corpo

Realizar um quiz interativo onde os alunos respondem perguntas sobre o corpo humano, suas partes e funções. Essa atividade pode ser feita em grupos e estimula o trabalho em equipe e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15CI09.

10. Experiência de Respiração

Os alunos podem participar de uma atividade que ensina técnicas de respiração e sua importância para a saúde. Essa prática pode incluir exercícios de respiração profunda e meditação, promovendo o bem-estar. Habilidade BNCC: EF15CI10.