15 Ideias de Atividades (BNCC) conceitual procedimental e atitudinal

1. Jogo de Memória sobre a História do Brasil

Uma atividade que envolve a criação de um jogo de memória com cartas que contenham figuras e informações sobre eventos históricos do Brasil. Os alunos devem associar as figuras às descrições corretas, promovendo o aprendizado de forma lúdica. Essa atividade atende à habilidade BNCC de História: EF05HI01, que aborda a importância de conhecer a história do país.

2. Debate sobre Sustentabilidade

Organizar um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação ambiental. Os alunos devem pesquisar sobre o tema e apresentar argumentos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC de Ciências: EF05CI03, que discute a relação entre sociedade e meio ambiente.

3. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar que aborde temas relevantes da comunidade escolar e local. Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC de Língua Portuguesa: EF15LP05, que trata da produção de textos em diferentes gêneros.

4. Experimento Científico sobre a Água

Realizar um experimento simples para demonstrar a importância da água e suas propriedades. Os alunos podem investigar a evaporação, a condensação e a poluição da água. Essa atividade atende à habilidade BNCC de Ciências: EF05CI02, que envolve a investigação de fenômenos naturais.

5. Produção de Vídeo sobre Direitos Humanos

Os alunos podem produzir um vídeo curto abordando os direitos humanos e sua importância na sociedade. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC de Educação para a Cidadania: EF12ET03, que discute a promoção dos direitos humanos.

6. Mapa Conceitual sobre a Biodiversidade

Os alunos devem criar um mapa conceitual que represente a biodiversidade de uma região específica. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a organização de informações, atendendo à habilidade BNCC de Ciências: EF05CI04, que aborda a diversidade de seres vivos.

7. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina de artes onde os alunos criem obras utilizando materiais recicláveis. Essa atividade incentiva a criatividade e a consciência ambiental, alinhando-se à habilidade BNCC de Artes: EF15AR05, que trata da valorização de diferentes formas de expressão artística.

8. Leitura e Análise de Poemas

Realizar uma atividade de leitura e análise de poemas, onde os alunos devem identificar figuras de linguagem e temas. Essa prática desenvolve a interpretação textual, alinhando-se à habilidade BNCC de Língua Portuguesa: EF15LP09, que envolve a análise de diferentes gêneros literários.

9. Simulação de Comércio Justo

Os alunos podem participar de uma simulação de comércio justo, onde aprendem sobre a importância do consumo consciente e do comércio ético. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC de Geografia: EF05GE05, que discute as relações econômicas e sociais.

10. Criação de um Blog Coletivo

Os alunos podem criar um blog coletivo onde compartilham suas experiências e aprendizados. Essa atividade estimula a escrita, a colaboração e o uso de tecnologias digitais, alinhando-se à habilidade BNCC de Língua Portuguesa: EF15LP07, que trata da produção de textos em ambientes digitais.