15 Ideias de Atividades (BNCC) comportamento organizacional

15 Ideias de Atividades (BNCC) Comportamento Organizacional

1. Dinâmica de Grupo: Realizar uma dinâmica de grupo que explore a comunicação e a colaboração entre os alunos. A atividade pode incluir jogos que incentivem a troca de ideias e a resolução de problemas em equipe. Habilidade BNCC: EF15CG04.

2. Debate sobre Liderança: Promover um debate em sala de aula sobre diferentes estilos de liderança e suas implicações no ambiente organizacional. Os alunos podem pesquisar líderes famosos e apresentar suas características. Habilidade BNCC: EF15CG05.

3. Estudo de Caso: Analisar um estudo de caso de uma empresa que enfrentou desafios organizacionais. Os alunos devem identificar os problemas e sugerir soluções, desenvolvendo habilidades de análise crítica. Habilidade BNCC: EF15CG06.

4. Role-Playing: Criar cenários onde os alunos assumem papéis diferentes dentro de uma organização. Essa atividade ajuda a entender as dinâmicas de poder e a importância da empatia no ambiente de trabalho. Habilidade BNCC: EF15CG07.

5. Pesquisa de Clima Organizacional: Os alunos podem desenvolver e aplicar uma pesquisa de clima organizacional em uma empresa local, analisando os resultados e propondo melhorias. Habilidade BNCC: EF15CG08.

6. Apresentação de Projetos: Os alunos devem criar e apresentar um projeto que visa melhorar o comportamento organizacional em uma empresa fictícia. Isso estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15CG09.

7. Visita a Empresas: Organizar uma visita a uma empresa para observar as práticas de comportamento organizacional em ação. Os alunos podem fazer perguntas e refletir sobre o que aprenderam. Habilidade BNCC: EF15CG10.

8. Criação de Código de Ética: Em grupos, os alunos devem elaborar um código de ética para uma organização fictícia, discutindo a importância da ética no ambiente de trabalho. Habilidade BNCC: EF15CG11.

9. Workshop de Comunicação: Realizar um workshop focado em habilidades de comunicação eficaz, onde os alunos praticam escuta ativa e feedback construtivo. Habilidade BNCC: EF15CG12.

10. Simulação de Reuniões: Criar uma simulação de reunião de negócios, onde os alunos devem discutir e tomar decisões sobre um projeto. Isso ajuda a desenvolver habilidades de negociação e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15CG13.

11. Jogo de Negócios: Utilizar jogos de tabuleiro ou simuladores online que envolvam a gestão de uma empresa, permitindo que os alunos experimentem a tomada de decisões em um ambiente competitivo. Habilidade BNCC: EF15CG14.

12. Estudo de Diversidade: Promover uma discussão sobre a importância da diversidade no ambiente de trabalho, incentivando os alunos a refletirem sobre suas próprias experiências e preconceitos. Habilidade BNCC: EF15CG15.

13. Mentoria entre Alunos: Criar um programa de mentoria onde alunos mais velhos orientam os mais novos sobre comportamento organizacional e desenvolvimento de carreira. Habilidade BNCC: EF15CG16.

14. Desenvolvimento de Soft Skills: Realizar atividades que ajudem os alunos a desenvolver habilidades interpessoais, como empatia, resiliência e trabalho em equipe, fundamentais para o comportamento organizacional. Habilidade BNCC: EF15CG17.

15. Criação de Blog: Incentivar os alunos a criar um blog sobre comportamento organizacional, onde possam compartilhar suas reflexões e aprendizados, promovendo a escrita e a comunicação digital. Habilidade BNCC: EF15CG18.