15 Ideias de Atividades (BNCC) completo ensino fundamental

1. Jogo de Tabuleiro sobre História

Desenvolva um jogo de tabuleiro que aborde os principais eventos históricos do Brasil, como a Independência e a Proclamação da República. Os alunos podem criar perguntas e respostas relacionadas a cada evento, promovendo a pesquisa e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: (EF15HI01).

2. Produção de Vídeo sobre Ciências

Os alunos podem criar um vídeo explicativo sobre um tema científico, como o ciclo da água ou a fotossíntese. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação, além de promover o uso de tecnologias digitais. Habilidade BNCC: (EF09CI03).

3. Criação de um Jornal Escolar

Organize a produção de um jornal escolar onde os alunos podem escrever sobre eventos da escola, entrevistas com professores e matérias sobre temas atuais. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: (EF15LP01).

4. Experimentos de Química

Realize experimentos simples de química em sala de aula, como a reação entre vinagre e bicarbonato de sódio. Os alunos podem observar e registrar as mudanças, discutindo os conceitos científicos envolvidos. Habilidade BNCC: (EF09CI04).

5. Debate sobre Sustentabilidade

Promova um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação ambiental. Os alunos podem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico. Habilidade BNCC: (EF15CI05).

6. Criação de um Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros que leram. Essa atividade estimula a leitura crítica e a escrita criativa, além de promover a troca de ideias entre os estudantes. Habilidade BNCC: (EF15LP02).

7. Mapa Mental sobre Matemática

Os alunos podem criar mapas mentais para organizar conceitos matemáticos, como frações ou geometria. Essa técnica ajuda na visualização e compreensão dos conteúdos, facilitando o aprendizado. Habilidade BNCC: (EF15MA01).

8. Atividade de Teatro sobre Literatura

Os alunos podem encenar uma peça baseada em uma obra literária estudada. Essa atividade estimula a interpretação, a criatividade e o trabalho em grupo, além de aprofundar o conhecimento sobre a obra. Habilidade BNCC: (EF15LP03).

9. Projeto de Artes Visuais

Desenvolva um projeto de artes visuais onde os alunos criam obras inspiradas em artistas famosos. Essa atividade permite a exploração de diferentes técnicas e a expressão artística dos alunos. Habilidade BNCC: (EF15AR01).

10. Pesquisa sobre Culturas do Mundo

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre diferentes culturas ao redor do mundo, apresentando suas descobertas em forma de cartazes ou apresentações. Essa atividade promove o respeito à diversidade e o conhecimento cultural. Habilidade BNCC: (EF15HI02).

11. Experiência de Campo em Geografia

Organize uma saída de campo para observar características geográficas locais, como rios e montanhas. Os alunos podem registrar suas observações e discutir a importância da geografia em suas vidas. Habilidade BNCC: (EF09GE01).

12. Criação de um Podcast Educativo

Os alunos podem produzir um podcast sobre um tema de interesse, como ciência ou história. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa, comunicação e uso de tecnologia. Habilidade BNCC: (EF15LP04).

13. Oficina de Culinária

Realize uma oficina de culinária onde os alunos aprendem a preparar pratos típicos de diferentes regiões do Brasil. Essa atividade promove a cultura local e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: (EF15CI06).

14. Estudo de Caso em Educação Física

Os alunos podem analisar um caso de um atleta famoso, discutindo suas conquistas e desafios. Essa atividade estimula a pesquisa e a reflexão sobre a importância do esporte. Habilidade BNCC: (EF15EF01).

15. Criação de um Mural de Direitos Humanos

Os alunos podem criar um mural que represente os direitos humanos, discutindo sua importância e como podem ser aplicados no cotidiano. Essa atividade promove a cidadania e o respeito ao próximo. Habilidade BNCC: (EF15CI07).