15 Ideias de Atividades (BNCC) com Tema Água

1. Experiência de Filtragem de Água

Os alunos podem realizar uma atividade prática onde irão construir um filtro de água utilizando materiais recicláveis como areia, carvão e pedras. Essa atividade permite que os estudantes compreendam o ciclo da água e a importância da filtragem para a potabilidade. Habilidade BNCC: Ciências – 3º ano – EF03CI03.

2. Jogo da Memória sobre a Água

Crie um jogo da memória com imagens e informações sobre a água, como estados físicos, ciclo da água e uso consciente. Essa atividade estimula a memorização e a aprendizagem lúdica. Habilidade BNCC: Ciências – 4º ano – EF04CI02.

3. Experimento de Evaporação

Os alunos podem observar o processo de evaporação colocando água em um recipiente raso e deixando ao sol. Eles devem registrar as mudanças ao longo dos dias, entendendo o ciclo da água. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF05CI01.

4. Mapa da Água na Comunidade

Os estudantes podem criar um mapa que identifique fontes de água na comunidade, como rios, lagos e poços. Essa atividade promove a conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos. Habilidade BNCC: Geografia – 5º ano – EF05GE03.

5. Debate sobre a Poluição da Água

Organize um debate em sala de aula sobre as causas e consequências da poluição da água. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória. Habilidade BNCC: Ciências – 6º ano – EF06CI04.

6. Criação de Cartazes sobre Uso Consciente da Água

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a importância do uso consciente da água, utilizando dados e imagens. Essa atividade estimula a criatividade e a conscientização ambiental. Habilidade BNCC: Arte – 6º ano – EF06AR05.

7. Experiência de Crescimento de Plantas com Água

Realize um experimento onde os alunos plantam sementes em diferentes tipos de solo e com diferentes quantidades de água. Eles devem observar e registrar o crescimento das plantas, entendendo a importância da água para a vida. Habilidade BNCC: Ciências – 3º ano – EF03CI01.

8. Visita a uma Estação de Tratamento de Água

Organize uma visita a uma estação de tratamento de água local. Os alunos poderão ver de perto como a água é tratada e purificada, compreendendo a importância desse processo para a saúde pública. Habilidade BNCC: Ciências – 5º ano – EF05CI03.

9. Produção de Vídeos Educativos sobre Água

Os alunos podem criar vídeos educativos abordando temas como o ciclo da água, a poluição e a preservação. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: Educação Física – 6º ano – EF06EF03.

10. Experiência de Água e Temperatura

Realize uma experiência onde os alunos observam como a temperatura da água afeta sua densidade e comportamento. Eles podem usar água quente e fria para entender conceitos de física e química. Habilidade BNCC: Ciências – 7º ano – EF07CI02.

11. Criação de um Diário da Água

Os alunos podem manter um diário onde registram o consumo de água em suas casas durante uma semana. Essa atividade promove a reflexão sobre o uso consciente e a economia de água. Habilidade BNCC: Matemática – 5º ano – EF05MA03.

12. Mapa de Risco de Inundações

Os alunos podem criar um mapa de risco de inundações em sua região, identificando áreas vulneráveis e propondo soluções. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a consciência ambiental. Habilidade BNCC: Geografia – 7º ano – EF07GE02.

13. Experiência de Água e Solubilidade

Os alunos podem realizar experimentos para observar a solubilidade de diferentes substâncias em água, como sal e açúcar. Essa atividade ajuda a entender conceitos de química de forma prática. Habilidade BNCC: Ciências – 6º ano – EF06CI03.

14. Criação de um Blog sobre Água

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações, dicas e curiosidades sobre a água. Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e o uso responsável da internet. Habilidade BNCC: Português – 7º ano – EF07LP02.

15. Projeto de Preservação de Recursos Hídricos

Os alunos podem desenvolver um projeto que proponha ações para a preservação dos recursos hídricos em sua comunidade, envolvendo a participação da família e da escola. Habilidade BNCC: Ciências – 8º ano – EF08CI05.