15 Ideias de Atividades (BNCC) com tangram ensino fundamental

1. Montagem de Figuras com Tangram

Os alunos podem utilizar as peças do tangram para montar figuras geométricas e animais. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção espacial. Os estudantes devem seguir instruções específicas para formar as figuras, desenvolvendo habilidades como a interpretação de texto e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: (EF02MA05) – Identificar e descrever formas geométricas.

2. Criação de Histórias com Tangram

Nesta atividade, os alunos criam histórias utilizando as figuras formadas com o tangram. Eles devem descrever a narrativa e os personagens, promovendo a expressão oral e escrita. Essa atividade também pode ser realizada em grupos, incentivando a colaboração. Habilidade BNCC: (EF15LP01) – Produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros.

3. Jogo de Memória com Tangram

Os alunos podem criar um jogo de memória utilizando as peças do tangram. Cada peça deve ter um par correspondente, e os alunos devem encontrar os pares. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e a concentração. Habilidade BNCC: (EF02MA06) – Resolver problemas que envolvem a comparação de quantidades.

4. Desenho Livre com Tangram

Os alunos podem usar as peças do tangram como base para criar desenhos livres. Eles podem desenhar o que quiserem, utilizando as formas como inspiração. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: (EF15AR01) – Criar obras de arte a partir de diferentes materiais e técnicas.

5. Tangram e Matemática

Os alunos podem explorar conceitos matemáticos, como área e perímetro, utilizando as peças do tangram. Eles podem calcular a área das figuras formadas e discutir as propriedades geométricas. Habilidade BNCC: (EF02MA07) – Medir e comparar áreas de figuras planas.

6. Desafio do Tangram

Os alunos podem participar de um desafio onde devem montar figuras específicas em um tempo determinado. Essa atividade promove a agilidade mental e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: (EF02MA08) – Resolver problemas que envolvem a construção de figuras geométricas.

7. Tangram e Coordenação Motora

Os alunos podem realizar atividades que envolvem a manipulação das peças do tangram, ajudando a desenvolver a coordenação motora fina. Eles podem montar figuras em diferentes superfícies, como mesas ou chão. Habilidade BNCC: (EF02EF01) – Praticar atividades que desenvolvam a coordenação motora.

8. Tangram em Grupo

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar uma grande figura utilizando várias peças de tangram. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a comunicação. Habilidade BNCC: (EF15LP02) – Participar de interações orais em diferentes contextos.

9. Tangram e Cores

Os alunos podem explorar as cores das peças do tangram, criando composições coloridas e discutindo a teoria das cores. Essa atividade estimula a percepção visual e a criatividade. Habilidade BNCC: (EF15AR02) – Explorar a relação entre cores e formas nas artes visuais.

10. Tangram e Cultura

Os alunos podem pesquisar a história do tangram e sua origem na cultura chinesa. Em seguida, podem apresentar suas descobertas para a turma, promovendo a pesquisa e a apresentação oral. Habilidade BNCC: (EF15HI01) – Pesquisar e apresentar informações sobre diferentes culturas.