15 Ideias de Atividades (BNCC) com sistema monetário

1. Jogo de Simulação de Compras

Os alunos podem participar de um jogo de simulação onde recebem uma quantia fictícia de dinheiro e devem realizar compras em uma “loja” montada na sala de aula. Essa atividade permite que os estudantes pratiquem habilidades de contagem, adição e subtração, além de entender o conceito de troco. Habilidade BNCC: Matemática – EF02MA05.

2. Criação de um Mercado

Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos e cada grupo cria um “mercado” com produtos fictícios. Eles devem definir preços, fazer cartazes e até mesmo criar uma moeda própria. Isso incentiva a criatividade e o trabalho em equipe, além de ensinar sobre precificação e valor. Habilidade BNCC: Matemática – EF03MA06.

3. A História do Dinheiro

Os alunos pesquisam e apresentam a evolução do sistema monetário ao longo da história, desde o escambo até as moedas digitais. Essa atividade pode ser feita em formato de painel ou apresentação oral, promovendo a pesquisa e a oratória. Habilidade BNCC: História – EF04HI01.

4. Atividade de Troco

Os alunos recebem diferentes valores em dinheiro fictício e devem calcular o troco correto em diversas situações de compra. Essa prática ajuda a desenvolver habilidades matemáticas e a compreensão do sistema monetário. Habilidade BNCC: Matemática – EF05MA07.

5. Jogo do Banco

Os alunos jogam um jogo de tabuleiro onde simulam a abertura de contas, depósitos e saques. Essa atividade ensina sobre a função dos bancos e a importância da economia. Habilidade BNCC: Matemática – EF06MA08.

6. Planejamento de Orçamento

Os alunos devem criar um orçamento mensal para um evento fictício, considerando receitas e despesas. Essa atividade promove o entendimento sobre planejamento financeiro e a importância de economizar. Habilidade BNCC: Matemática – EF07MA09.

7. Pesquisa de Preços

Os alunos realizam uma pesquisa de preços em supermercados ou lojas online, comparando os valores de diferentes produtos. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e análise crítica. Habilidade BNCC: Matemática – EF08MA10.

8. Criação de uma Moeda

Nesta atividade, os alunos devem criar uma moeda fictícia, definindo seu valor, design e características. Eles podem apresentar suas moedas e explicar o que as torna únicas. Habilidade BNCC: Arte – EF09AR11.

9. Simulação de Investimentos

Os alunos aprendem sobre investimentos simulando a compra de ações de empresas fictícias. Eles devem acompanhar o “mercado” e ver como suas escolhas impactam seus lucros. Habilidade BNCC: Matemática – EF10MA12.

10. Debate sobre Consumo Consciente

Os alunos participam de um debate sobre a importância do consumo consciente e como o sistema monetário influencia nossas escolhas. Essa atividade promove a reflexão crítica e a argumentação. Habilidade BNCC: Ciências Humanas – EF11CH13.

11. Jogo de Cartas de Dinheiro

Os alunos jogam um jogo de cartas onde cada carta representa um valor em dinheiro. Eles devem realizar operações matemáticas para ganhar mais cartas e, consequentemente, mais dinheiro. Habilidade BNCC: Matemática – EF12MA14.

12. Criação de um Anúncio Publicitário

Os alunos criam um anúncio publicitário para um produto fictício, definindo seu preço e destacando suas qualidades. Essa atividade estimula a criatividade e o entendimento sobre marketing. Habilidade BNCC: Língua Portuguesa – EF13LP15.

13. Estudo de Casos de Economia

Os alunos analisam casos reais de economia e discutem como o sistema monetário impacta a vida das pessoas. Essa atividade promove a análise crítica e a discussão em grupo. Habilidade BNCC: Ciências Humanas – EF14CH16.

14. Criação de um Diário Financeiro

Os alunos mantêm um diário financeiro por uma semana, registrando suas “receitas” e “despesas”. Ao final, eles devem refletir sobre seus hábitos de consumo. Habilidade BNCC: Matemática – EF15MA17.

15. Simulação de Feirão de Trocas

Os alunos organizam um feirão de trocas onde podem trocar produtos ou serviços, aprendendo sobre valor e negociação. Essa atividade promove a interação social e a compreensão do sistema de troca. Habilidade BNCC: Matemática – EF16MA18.