15 Ideias de Atividades (BNCC) com sistema de numeração decimal

1. Jogo da Memória com Números Decimais

Crie um jogo da memória utilizando cartões que contenham números decimais. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, como 0,5 e 1/2, por exemplo. Essa atividade estimula a memorização e a identificação de frações equivalentes. Habilidade BNCC: (EF05MA05) – Identificar e representar números decimais em diferentes contextos.

2. Criação de Gráficos com Dados Decimais

Os alunos podem coletar dados de uma pesquisa simples, como a altura de colegas, e representá-los em gráficos de barras. A atividade deve incluir a utilização de números decimais para a representação das alturas. Habilidade BNCC: (EF05MA06) – Construir e interpretar gráficos a partir de dados coletados.

3. Estimativa de Preços com Números Decimais

Proponha uma atividade onde os alunos simulem uma compra em um mercado, utilizando preços com números decimais. Eles devem calcular o total da compra e o troco, desenvolvendo habilidades de adição e subtração. Habilidade BNCC: (EF05MA07) – Realizar operações com números decimais em situações do cotidiano.

4. Jogo de Tabuada com Decimais

Desenvolva um jogo de tabuada que inclua números decimais. Os alunos podem jogar em duplas, onde um pergunta e o outro responde, praticando a multiplicação de números decimais. Habilidade BNCC: (EF05MA08) – Multiplicar e dividir números decimais.

5. Atividade de Comparação de Números Decimais

Crie uma atividade onde os alunos devem comparar diferentes números decimais, utilizando os sinais de maior, menor e igual. Eles podem trabalhar em grupos para discutir suas respostas. Habilidade BNCC: (EF05MA09) – Comparar e ordenar números decimais.

6. Criação de Problemas Matemáticos com Decimais

Os alunos devem criar seus próprios problemas matemáticos que envolvam números decimais. Em seguida, eles podem trocar os problemas com colegas para resolver. Habilidade BNCC: (EF05MA10) – Resolver problemas que envolvem números decimais.

7. Atividade de Medição com Números Decimais

Proponha uma atividade de medição onde os alunos devem medir objetos da sala de aula e registrar as medidas em centímetros e milímetros, utilizando números decimais. Habilidade BNCC: (EF05MA11) – Medir e estimar medidas utilizando números decimais.

8. Jogo de Bingo com Números Decimais

Organize um bingo onde os números sorteados sejam decimais. Os alunos devem marcar os números em suas cartelas, promovendo a familiarização com a leitura e escrita de números decimais. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Ler e escrever números decimais em diferentes contextos.

9. Atividade de Conversão de Unidades com Decimais

Os alunos podem trabalhar em grupos para converter unidades de medida, como metros para centímetros, utilizando números decimais. Essa atividade ajuda a entender a relação entre diferentes unidades. Habilidade BNCC: (EF05MA13) – Realizar conversões entre diferentes unidades de medida.

10. Criação de Cartazes com Números Decimais

Os alunos podem criar cartazes que expliquem o conceito de números decimais, utilizando exemplos práticos e ilustrações. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão do tema. Habilidade BNCC: (EF05MA14) – Comunicar-se matematicamente utilizando diferentes linguagens.