15 Ideias de Atividades (BNCC) com recurso tecnológico

1. Criação de Podcasts Educativos: Os alunos podem criar seus próprios podcasts sobre temas abordados em sala de aula. Utilizando ferramentas como Anchor ou Audacity, eles podem gravar, editar e publicar seus episódios. Essa atividade desenvolve a habilidade de comunicação e expressão, alinhando-se à BNCC, especificamente à habilidade (EF15LP01), que envolve a produção de textos orais e escritos.

2. Desenvolvimento de Blogs: Incentive os alunos a criar blogs sobre assuntos de interesse, utilizando plataformas como WordPress ou Blogger. Essa atividade estimula a escrita criativa e a pesquisa, além de promover a autonomia. A habilidade (EF15LP02) da BNCC, que trata da produção de textos, é diretamente contemplada.

3. Uso de Realidade Aumentada: Utilize aplicativos como o Quiver para transformar desenhos dos alunos em animações em 3D. Essa atividade não só engaja os alunos, mas também aborda a habilidade (EF02CI01) da BNCC, que envolve a exploração de fenômenos naturais e suas interações.

4. Criação de Vídeos Educativos: Os alunos podem produzir vídeos explicativos sobre temas estudados, utilizando ferramentas como o WeVideo ou o Canva. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, alinhando-se à habilidade (EF15LP03) da BNCC, que se refere à produção de textos multimídia.

5. Jogos Educativos Online: Promova o uso de plataformas como Kahoot! ou Quizizz para criar quizzes interativos sobre conteúdos estudados. Essa atividade permite que os alunos revisem o aprendizado de forma lúdica, atendendo à habilidade (EF15LP04) da BNCC, que envolve a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

6. Criação de Infográficos: Os alunos podem usar ferramentas como Canva ou Piktochart para criar infográficos sobre temas de estudo. Essa atividade desenvolve a habilidade de síntese e organização de informações, alinhando-se à habilidade (EF15LP05) da BNCC, que trata da produção de textos visuais.

7. Simulações de Ciências: Utilize simuladores online, como o PhET, para realizar experimentos virtuais em ciências. Essa atividade promove a investigação e a experimentação, alinhando-se à habilidade (EF02CI02) da BNCC, que envolve a observação e a descrição de fenômenos.

8. Projetos de Programação: Introduza os alunos ao mundo da programação com ferramentas como Scratch ou Code.org. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e a resolução de problemas, alinhando-se à habilidade (EF15MAT01) da BNCC, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

9. Criação de Apresentações Interativas: Os alunos podem utilizar o Prezi ou o Google Slides para criar apresentações sobre temas estudados. Essa atividade estimula a organização do pensamento e a comunicação, alinhando-se à habilidade (EF15LP06) da BNCC, que envolve a apresentação de ideias e informações.

10. Debates Online: Organize debates utilizando plataformas como o Google Meet ou Zoom, onde os alunos podem discutir temas relevantes. Essa atividade desenvolve a argumentação e o pensamento crítico, alinhando-se à habilidade (EF15LP07) da BNCC, que trata da construção de argumentos e contra-argumentos.

11. Criação de Jogos de Tabuleiro Digitais: Os alunos podem usar ferramentas como o Flippity para criar jogos de tabuleiro digitais sobre conteúdos estudados. Essa atividade promove a criatividade e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade (EF15LP08) da BNCC, que envolve a produção de textos lúdicos.

12. Exploração de Mapas Interativos: Utilize o Google My Maps para que os alunos criem mapas interativos sobre a história ou geografia local. Essa atividade desenvolve a habilidade de localização e interpretação de dados, alinhando-se à habilidade (EF15GE01) da BNCC, que envolve a leitura e interpretação de mapas.

13. Criação de Histórias em Quadrinhos Digitais: Os alunos podem usar ferramentas como o Pixton para criar histórias em quadrinhos sobre temas estudados. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, alinhando-se à habilidade (EF15LP09) da BNCC, que trata da produção de narrativas.

14. Visitas Virtuais a Museus: Organize visitas virtuais a museus utilizando plataformas como Google Arts & Culture. Essa atividade enriquece o conhecimento cultural e histórico dos alunos, alinhando-se à habilidade (EF15HI01) da BNCC, que envolve a análise de fontes históricas.

15. Criação de Aplicativos: Introduza os alunos ao desenvolvimento de aplicativos simples utilizando plataformas como o App Inventor. Essa atividade promove a inovação e a criatividade, alinhando-se à habilidade (EF15MAT02) da BNCC, que envolve a modelagem e a resolução de problemas.