15 Ideias de Atividades (BNCC) com música para alfabetização

1. Roda de Música e Letras

Uma atividade que envolve a roda de música e letras é ideal para desenvolver a consciência fonológica. Os alunos podem sentar em círculo e, ao som de uma música conhecida, passar uma bola ou objeto. Quando a música parar, quem estiver com a bola deve cantar uma parte da canção e identificar as letras que compõem as palavras. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que trata do reconhecimento de letras e sons.

2. Criação de Paródias

Os alunos podem criar paródias de músicas populares, substituindo as letras por palavras que eles estão aprendendo. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de promover a prática da leitura. A habilidade EF15LP02 é contemplada, pois envolve a produção de textos orais e escritos.

3. Jogo da Memória Musical

Utilizando cartões com imagens de instrumentos musicais e suas respectivas letras, os alunos podem jogar um jogo da memória. Ao encontrar um par de, eles devem dizer o nome do instrumento e a letra correspondente. Essa atividade ajuda no reconhecimento de letras e sons, alinhando-se à habilidade EF15LP03.

4. Dança das Letras

Com uma música animada, os alunos podem dançar e, ao sinal de um professor, devem parar e formar palavras com letras que estão espalhadas pelo chão. Essa atividade promove o movimento e a aprendizagem de forma lúdica, atendendo à habilidade EF15LP04, que envolve a formação de palavras.

5. Caça ao Tesouro Musical

Os alunos recebem pistas em forma de letras ou sílabas que os levam a diferentes locais da sala ou da escola. Cada local contém uma música que deve ser identificada. Essa atividade promove a leitura e a interpretação de textos, alinhando-se à habilidade EF15LP05.

6. Bingo de Letras e Sons

Os alunos jogam bingo utilizando cartões com letras e imagens. O professor toca músicas e os alunos devem identificar as letras que aparecem nas canções. Essa atividade é excelente para reforçar a identificação de letras e sons, contemplando a habilidade EF15LP06.

7. Histórias Cantadas

Os alunos podem criar histórias que serão contadas e cantadas. Essa atividade estimula a oralidade e a criatividade, além de promover a escrita. A habilidade EF15LP07 é atendida, pois envolve a produção de narrativas orais e escritas.

8. Mapa Musical

Os alunos desenham um mapa que representa a letra de uma música. Cada parte do mapa deve conter uma ilustração que represente uma palavra ou ideia da canção. Essa atividade promove a interpretação de textos e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP08.

9. Teatro Musical

Os alunos podem encenar uma música, criando diálogos e ações que representem a letra. Essa atividade estimula a expressão corporal e a oralidade, atendendo à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos orais.

10. Cartazes Musicais

Os alunos podem criar cartazes que representem uma música, utilizando desenhos e colagens. Essa atividade promove a criatividade e a interpretação de textos, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos visuais.