15 Ideias de Atividades (BNCC) com multiplicação

1. Jogo da Multiplicação com Dados

Uma atividade lúdica que envolve o uso de dados pode ser uma excelente forma de ensinar multiplicação. Os alunos devem jogar dois dados e multiplicar os números que saem. Para tornar a atividade mais interessante, você pode criar um placar onde os alunos anotam suas pontuações. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA06, que aborda a multiplicação de números naturais.

2. Cartões de Multiplicação

Os alunos podem criar cartões com diferentes multiplicações e, em seguida, realizar um jogo de memória. Cada cartão deve conter uma multiplicação em um lado e o resultado no outro. Essa atividade estimula a memorização e a prática da multiplicação, atendendo à habilidade BNCC EF02MA06.

3. Multiplicação em Grupo

Divida os alunos em grupos e atribua a cada grupo um conjunto de problemas de multiplicação para resolver. Após a resolução, cada grupo deve apresentar sua solução para a turma. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a discussão, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA06.

4. Bingo da Multiplicação

Crie cartelas de bingo com resultados de multiplicações. O professor deve chamar as multiplicações, e os alunos marcam os resultados em suas cartelas. O primeiro a completar uma linha ou coluna grita “Bingo!” Essa atividade é divertida e reforça o aprendizado da multiplicação, conforme a habilidade BNCC EF02MA06.

5. Multiplicação com Material Manipulativo

Utilize materiais como blocos de montar ou contadores para que os alunos possam visualizar a multiplicação. Por exemplo, se a multiplicação for 3 x 4, os alunos podem agrupar 3 conjuntos de 4 blocos. Essa abordagem prática ajuda na compreensão do conceito, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA06.

6. Criação de Histórias com Multiplicação

Peça aos alunos que criem histórias que envolvam situações de multiplicação. Por exemplo, “Se eu tenho 5 caixas com 4 maçãs em cada uma, quantas maçãs eu tenho no total?” Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação da multiplicação em contextos reais, conforme a habilidade BNCC EF02MA06.

7. Desafios de Multiplicação

Os alunos podem participar de um desafio de multiplicação, onde cada um deve resolver uma série de problemas em um tempo determinado. O aluno que resolver mais problemas corretamente em menos tempo ganha. Essa atividade promove a agilidade mental e a prática da multiplicação, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA06.

8. Multiplicação com Música

Crie uma música ou rima que ajude os alunos a memorizar as tabelas de multiplicação. A música pode ser apresentada em sala e os alunos podem cantar juntos. Essa atividade torna o aprendizado mais divertido e memorável, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA06.

9. Jogo de Tabuleiro da Multiplicação

Desenvolva um jogo de tabuleiro onde os alunos avançam casas ao responder corretamente a problemas de multiplicação. O jogo pode incluir desafios e perguntas bônus. Essa atividade promove a interação e a prática da multiplicação, conforme a habilidade BNCC EF02MA06.

10. Aplicativos de Multiplicação

Utilize aplicativos educativos que ensinem multiplicação de forma interativa. Os alunos podem usar tablets ou computadores para praticar a multiplicação de maneira divertida. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF02MA06, promovendo o uso de tecnologia no aprendizado.

11. Multiplicação com Arte

Os alunos podem criar cartazes que representem diferentes multiplicações através de desenhos. Por exemplo, eles podem desenhar 4 grupos de 3 estrelas para representar 4 x 3. Essa atividade combina arte e matemática, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA06.

12. Competição de Tabelas de Multiplicação

Organize uma competição onde os alunos devem responder rapidamente a perguntas sobre a tabela de multiplicação. O aluno que responder corretamente mais rápido ganha. Essa atividade estimula a rapidez e a precisão, conforme a habilidade BNCC EF02MA06.

13. Multiplicação com Jogos Online

Incentive os alunos a praticar a multiplicação através de jogos online educativos. Existem várias plataformas que oferecem jogos interativos que ajudam a reforçar o aprendizado. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF02MA06, promovendo a aprendizagem digital.

14. Multiplicação em Duplas

Os alunos podem trabalhar em duplas para resolver problemas de multiplicação. Um aluno lê o problema e o outro resolve, depois eles trocam de papéis. Essa atividade incentiva a colaboração e a comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA06.

15. Criação de um Livro de Multiplicação

Os alunos podem criar um livro ilustrado com diferentes problemas de multiplicação e suas soluções. Cada aluno pode contribuir com uma página. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da multiplicação, conforme a habilidade BNCC EF02MA06.