15 Ideias de Atividades (BNCC) com massinha

1. Criação de Animais com Massinha

Os alunos podem usar massinha para modelar diferentes animais, estimulando a criatividade e a coordenação motora. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a expressão artística e a apreciação de obras de arte. Os professores podem incentivar os alunos a pesquisar sobre os animais que estão criando, promovendo uma conexão entre arte e ciências.

2. Construção de Formas Geométricas

Utilizando massinha, os alunos podem criar diversas formas geométricas, como cubos, esferas e pirâmides. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA05, que envolve a identificação e a construção de formas. Os professores podem desafiar os alunos a contar quantas formas conseguiram fazer e a discutir as propriedades de cada uma delas.

3. Montagem de Cenários Históricos

Os alunos podem usar massinha para criar cenários que representem eventos históricos, como a chegada dos portugueses ao Brasil. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF09HI01, que trata da compreensão de eventos históricos. Os alunos podem apresentar seus cenários e explicar a importância do evento que escolheram, desenvolvendo habilidades de comunicação.

4. Criação de Personagens de Contos de Fadas

Modelar personagens de contos de fadas com massinha é uma atividade que estimula a imaginação e a narrativa. Essa prática pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos. Os alunos podem criar suas próprias histórias utilizando os personagens que modelaram, promovendo a criatividade e a expressão verbal.

5. Representação de Alimentos Saudáveis

Os alunos podem criar réplicas de alimentos saudáveis com massinha, promovendo a educação alimentar. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF12CI03, que aborda a importância de uma alimentação saudável. Após a criação, os alunos podem discutir os benefícios de cada alimento, integrando ciências e saúde.

6. Criação de Instrumentos Musicais

Com a massinha, os alunos podem modelar instrumentos musicais, como flautas e tambores. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a apreciação e a criação musical. Os alunos podem, em seguida, apresentar uma pequena performance, explorando os sons que seus instrumentos produzem.

7. Construção de Monumentos Famosos

Os alunos podem usar massinha para reproduzir monumentos famosos, como a Torre Eiffel ou o Cristo Redentor. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF09GE01, que aborda a geografia e a cultura. Os alunos podem pesquisar sobre a história e a importância dos monumentos que escolheram, promovendo o aprendizado interdisciplinar.

8. Modelagem de Emoções

Os alunos podem criar rostos com massinha que expressem diferentes emoções, como alegria, tristeza e raiva. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF12PS01, que envolve o reconhecimento e a expressão de emoções. Os alunos podem compartilhar suas criações e discutir como se sentem em diferentes situações, promovendo a inteligência emocional.

9. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos podem desenvolver jogos de tabuleiro utilizando massinha para criar peças e tabuleiros. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15MA03, que envolve a resolução de problemas matemáticos. Os alunos podem criar regras para seus jogos e jogá-los em grupos, estimulando o trabalho em equipe e o raciocínio lógico.

10. Modelagem de Plantas e Animais em Extinção

Os alunos podem usar massinha para criar representações de plantas e animais em extinção, promovendo a conscientização ambiental. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF12CI04, que aborda a preservação do meio ambiente. Os alunos podem apresentar suas criações e discutir a importância da conservação, integrando ciências e cidadania.