15 Ideias de Atividades (BNCC) com ludicidade na educação infantil

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras que fazem parte do vocabulário da educação infantil. Os alunos devem encontrar os pares de palavras, promovendo a memorização e a associação de ideias. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01 da BNCC, que aborda a leitura e a escrita de palavras e frases.

2. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches com materiais recicláveis e encenar pequenas histórias. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão oral e a socialização entre os alunos. Está relacionada à habilidade EF15AR01 da BNCC, que trata da expressão artística e da apreciação das artes.

3. Caça ao Tesouro

Organizar uma caça ao tesouro no ambiente escolar, onde as pistas são relacionadas a conteúdos estudados em sala de aula. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a resolução de problemas, alinhando-se à habilidade EF15MA03 da BNCC, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

4. Pintura Coletiva

Propor uma pintura coletiva em um grande papel, onde cada aluno pode contribuir com sua parte. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, além de estar alinhada à habilidade EF15AR02 da BNCC, que aborda a criação e a apreciação de obras de arte.

5. Contação de Histórias

Os alunos podem se revezar na contação de histórias, utilizando livros ou criando suas próprias narrativas. Essa prática desenvolve a oralidade e a imaginação, além de estar relacionada à habilidade EF15LP02 da BNCC, que trata da produção e interpretação de textos orais.

6. Jogos de Roda

Realizar jogos de roda, como “Ciranda Cirandinha” ou “A Roda do Sapo”, que promovem a interação e o movimento. Essas atividades são importantes para o desenvolvimento motor e social, alinhando-se à habilidade EF15EF01 da BNCC, que aborda a prática de atividades físicas.

7. Experimentos Científicos Simples

Propor experimentos simples, como a mistura de cores com tintas ou a observação de plantas. Essas atividades despertam a curiosidade científica e estão alinhadas à habilidade EF15CI01 da BNCC, que trata da investigação e do conhecimento sobre o mundo natural.

8. Jogos de Construção

Utilizar blocos de montar ou materiais recicláveis para que os alunos construam diferentes estruturas. Essa atividade estimula a criatividade e o raciocínio lógico, alinhando-se à habilidade EF15MA04 da BNCC, que envolve a construção e análise de formas geométricas.

9. Atividades de Música e Movimento

Integrar músicas e danças nas atividades diárias, permitindo que os alunos se movimentem e se expressem. Essa prática está relacionada à habilidade EF15AR03 da BNCC, que aborda a apreciação e a criação musical.

10. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos podem criar seus próprios jogos de tabuleiro, incorporando conteúdos aprendidos. Essa atividade estimula a criatividade e o raciocínio lógico, além de estar alinhada à habilidade EF15MA05 da BNCC, que trata da resolução de problemas em jogos e brincadeiras.