15 Ideias de Atividades (BNCC) com literatura infantil

1. Contação de Histórias Interativa

Utilizando obras clássicas da literatura infantil, como “O Pequeno Príncipe” ou “A Menina que Roubava Livros”, os professores podem promover sessões de contação de histórias interativas. Os alunos podem ser convidados a participar, assumindo papéis dos personagens e interagindo com a narrativa. Essa atividade estimula a criatividade e a empatia, além de desenvolver habilidades de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Fantoches

Após a leitura de um livro infantil, os alunos podem criar fantoches dos personagens utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que as crianças explorem a arte e a expressão, além de reforçar a compreensão da história. Os alunos podem apresentar suas criações em uma pequena peça de teatro. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Diário de Leitura

Os alunos podem manter um diário de leitura onde registram suas impressões sobre os livros lidos. Essa prática incentiva a reflexão crítica e a escrita, permitindo que os alunos desenvolvam suas habilidades de interpretação e análise. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Ilustração de Contos

Após a leitura de um conto, os alunos podem criar ilustrações que representem suas partes favoritas da história. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação visual, além de permitir que os alunos expressem suas emoções e pensamentos sobre a narrativa. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Os professores podem organizar um jogo de perguntas e respostas sobre a história lida. Essa atividade promove a compreensão de texto e a memória, além de incentivar o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Reescrita de Finais

Após a leitura de um livro, os alunos podem ser desafiados a reescrever o final da história. Essa atividade estimula a criatividade e o pensamento crítico, além de permitir que os alunos explorem diferentes possibilidades narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP05.

7. Mapa da História

Os alunos podem criar um mapa que represente os principais eventos da história lida. Essa atividade ajuda a desenvolver a compreensão espacial e a sequência lógica dos acontecimentos, além de reforçar a memória. Habilidade BNCC: EF15LP06.

8. Teatro de Sombras

Com a leitura de um conto, os alunos podem criar um teatro de sombras utilizando recortes de papel e uma fonte de luz. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR03.

9. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem colaborar para criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página ilustrada e um texto. Essa atividade promove a colaboração, a escrita e a criatividade, além de resultar em um produto final que pode ser compartilhado com a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15LP07.

10. Música e Poesia

Após a leitura de um livro, os alunos podem criar uma música ou uma poesia inspirada na história. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de desenvolver habilidades de escrita e interpretação. Habilidade BNCC: EF15AR04.

11. Debate sobre Temas da História

Os alunos podem participar de um debate sobre os temas abordados na literatura infantil lida. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, além de promover a escuta ativa e o respeito às opiniões dos colegas. Habilidade BNCC: EF15LP08.

12. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes que representem a mensagem ou o tema central da história lida. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão visual, além de promover a compreensão do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15AR05.

13. Entrevista com o Autor

Os alunos podem pesquisar sobre o autor do livro lido e criar perguntas para uma “entrevista” fictícia. Essa atividade estimula a pesquisa e a curiosidade, além de promover a compreensão do contexto literário. Habilidade BNCC: EF15LP09.

14. Criação de um Blog de Leitura

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas e opiniões sobre os livros lidos. Essa atividade estimula a escrita e a comunicação digital, além de promover a troca de ideias entre os colegas. Habilidade BNCC: EF15LP10.

15. Clube do Livro

Os alunos podem formar um clube do livro, onde se reúnem para discutir as obras lidas. Essa atividade promove a socialização, a leitura crítica e a troca de experiências literárias. Habilidade BNCC: EF15LP11.