15 Ideias de Atividades (BNCC) com jornal educação infantil

1. Leitura e Interpretação de Notícias

Uma atividade que promove a leitura e interpretação de notícias é fundamental para o desenvolvimento da compreensão textual nas crianças. Os alunos podem escolher uma notícia do jornal e, em grupos, discutir seu conteúdo, identificando os principais fatos, personagens e o contexto. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que visa desenvolver a capacidade de leitura crítica e interpretação de textos.

2. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem criar um jornal da turma, onde cada um ficará responsável por uma seção, como esportes, cultura, e eventos escolares. Essa atividade estimula a escrita criativa e o trabalho em equipe, além de desenvolver a habilidade de organização de informações. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EF15LP02, que incentiva a produção de textos em diferentes gêneros.

3. Debate sobre Temas de Atualidade

Organizar um debate em sala de aula sobre temas atuais abordados no jornal é uma excelente forma de desenvolver o pensamento crítico e a argumentação. Os alunos podem se dividir em grupos, cada um defendendo um ponto de vista. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15LP03, que busca promover a argumentação e a defesa de opiniões.

4. Produção de Cartazes Informativos

Os alunos podem escolher uma notícia e produzir cartazes informativos que resumam as informações principais. Essa atividade estimula a síntese de informações e a criatividade visual. Está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que incentiva a produção de textos e a utilização de diferentes suportes para a comunicação.

5. Entrevista com um Profissional

Os alunos podem entrevistar um profissional da comunidade sobre um tema relevante que foi abordado no jornal. Essa atividade promove a pesquisa, a escuta ativa e a elaboração de perguntas. Está relacionada à habilidade BNCC EF15LP05, que busca desenvolver a capacidade de realizar entrevistas e coletar informações.

6. Análise de Propagandas

Os alunos podem analisar propagandas presentes no jornal, discutindo suas estratégias de persuasão e o público-alvo. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a análise de mídia, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP06, que incentiva a análise de diferentes tipos de textos e suas intenções comunicativas.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Com base em uma notícia, os alunos podem criar histórias em quadrinhos que retratem os eventos de forma lúdica. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa visual, além de estar alinhada à habilidade BNCC EF15LP07, que incentiva a produção de textos em diferentes formatos e gêneros.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem desenvolver um jogo de perguntas e respostas com base nas notícias lidas. Essa atividade promove a memorização e a compreensão de informações, além de ser uma forma divertida de revisar o conteúdo. Está relacionada à habilidade BNCC EF15LP08, que busca desenvolver a capacidade de formular perguntas e respostas sobre textos lidos.

9. Criação de um Blog da Turma

Os alunos podem criar um blog onde publiquem suas opiniões sobre as notícias do jornal. Essa atividade estimula a escrita para o meio digital e a interação com um público maior. Está alinhada à habilidade BNCC EF15LP09, que incentiva a produção de textos para diferentes plataformas e formatos.

10. Discussão sobre Direitos e Deveres

Os alunos podem discutir, com base em notícias, sobre os direitos e deveres dos cidadãos. Essa atividade promove a reflexão sobre cidadania e responsabilidade social, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP10, que busca desenvolver a consciência crítica e a participação ativa na sociedade.