15 Ideias de Atividades (BNCC) com jornal

1. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem se envolver na criação de um jornal escolar, onde cada um assume um papel específico, como editor, repórter ou fotógrafo. Essa atividade estimula a colaboração e o trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades de escrita e comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Entrevistas com a Comunidade

Os alunos podem realizar entrevistas com membros da comunidade escolar ou local, coletando histórias e experiências que serão publicadas no jornal. Essa atividade promove a empatia e a valorização da diversidade. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Reportagens sobre Temas Relevantes

Os estudantes podem pesquisar e escrever reportagens sobre temas relevantes, como meio ambiente, saúde ou cultura. Essa atividade incentiva a pesquisa e a análise crítica, além de promover a conscientização sobre questões sociais. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Editorial

Os alunos podem elaborar um editorial sobre um tema de interesse, expressando suas opiniões e argumentos. Essa atividade desenvolve a capacidade de argumentação e a expressão de pontos de vista. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Seção de Cartas ao Editor

Os alunos podem criar uma seção de cartas ao editor, onde outros estudantes podem enviar suas opiniões sobre temas abordados no jornal. Essa atividade estimula o diálogo e a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem desenvolver quadrinhos que abordem temas do cotidiano escolar ou questões sociais. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de facilitar a compreensão de temas complexos. Habilidade BNCC: EF15AR01.

7. Coluna de Humor

Os estudantes podem criar uma coluna de humor, onde escrevem piadas ou tirinhas que abordem situações do dia a dia. Essa atividade promove a leveza e a descontração, além de desenvolver a habilidade de escrita criativa. Habilidade BNCC: EF15LP06.

8. Resenha de Livros

Os alunos podem escrever resenhas de livros que leram, compartilhando suas opiniões e recomendações. Essa atividade estimula a leitura crítica e a capacidade de síntese. Habilidade BNCC: EF15LP07.

9. Criação de Infográficos

Os estudantes podem desenvolver infográficos que apresentem dados e informações de forma visual. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações de maneira clara e objetiva. Habilidade BNCC: EF15MA01.

10. Análise de Notícias

Os alunos podem analisar diferentes tipos de notícias, discutindo a veracidade e a imparcialidade das informações. Essa atividade promove o pensamento crítico e a alfabetização midiática. Habilidade BNCC: EF15LP08.

11. Criação de Páginas de Opinião

Os estudantes podem elaborar páginas de opinião, onde expressam suas visões sobre temas atuais. Essa atividade desenvolve a argumentação e a capacidade de defesa de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP09.

12. Reportagem Fotográfica

Os alunos podem realizar uma reportagem fotográfica, capturando imagens que contem uma história. Essa atividade estimula a observação e a interpretação visual. Habilidade BNCC: EF15AR02.

13. Criação de Seção de Esportes

Os estudantes podem criar uma seção dedicada a esportes, onde escrevem sobre eventos esportivos da escola ou da comunidade. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a valorização da prática esportiva. Habilidade BNCC: EF15EF01.

14. Criação de Jogo de Perguntas

Os alunos podem desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre temas abordados no jornal. Essa atividade estimula a revisão de conteúdos e a interação entre os estudantes. Habilidade BNCC: EF15LP10.

15. Discussão de Temas Éticos

Os estudantes podem promover discussões sobre temas éticos abordados nas notícias, desenvolvendo a capacidade de argumentação e a reflexão crítica. Habilidade BNCC: EF15LP11.