15 Ideias de Atividades (BNCC) com jogos matemáticos

1. Jogo da Memória Matemática

O jogo da memória é uma atividade clássica que pode ser adaptada para trabalhar com conceitos matemáticos. Os alunos podem criar pares de cartas que contenham operações matemáticas e suas respectivas respostas. Essa atividade estimula a memorização e a agilidade no cálculo, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF03MA04.

2. Bingo Matemático

O bingo é uma forma divertida de revisar conteúdos matemáticos. Os alunos recebem cartelas com resultados de operações, enquanto o professor sorteia as operações. Quando um aluno completa uma linha ou coluna, ele grita “bingo!” e deve explicar as operações que completou. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF04MA05.

3. Caça ao Tesouro Matemático

Organizar uma caça ao tesouro com pistas que envolvam problemas matemáticos é uma excelente maneira de engajar os alunos. Cada pista leva a uma nova localização e requer a resolução de um problema para ser encontrada. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a aplicação prática da matemática. Habilidade BNCC: EF05MA06.

4. Jogo do 24

No jogo do 24, os alunos recebem quatro números e devem usar operações matemáticas para chegar ao resultado 24. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a criatividade, além de promover a prática de operações básicas. Os alunos podem trabalhar em grupos, o que favorece a colaboração. Habilidade BNCC: EF06MA07.

5. Dominó Matemático

O dominó pode ser adaptado para trabalhar com frações, números decimais ou operações matemáticas. Os alunos devem unir as peças de dominó que correspondem a operações e resultados corretos. Essa atividade é excelente para desenvolver o raciocínio lógico e a habilidade de resolver problemas. Habilidade BNCC: EF07MA08.

6. Jogo da Velha Matemático

O jogo da velha pode ser utilizado para revisar conceitos matemáticos. Em vez de marcar X e O, os alunos devem resolver operações para ocupar as casas do tabuleiro. Essa atividade promove a prática de cálculos e a competição saudável entre os alunos. Habilidade BNCC: EF08MA09.

7. Roda de Números

Os alunos formam uma roda e, ao som de uma música, passam um objeto. Quando a música para, o aluno que estiver com o objeto deve resolver um problema matemático. Essa atividade é dinâmica e ajuda a manter os alunos atentos e engajados. Habilidade BNCC: EF09MA10.

8. Jogo de Tabuleiro Matemático

Criar um tabuleiro com desafios matemáticos é uma ótima forma de revisar conteúdos. Os alunos avançam no tabuleiro ao resolver problemas e podem enfrentar desafios que exigem raciocínio lógico. Essa atividade estimula a competitividade e a colaboração. Habilidade BNCC: EF10MA11.

9. Quiz Matemático

Um quiz interativo pode ser uma forma divertida de revisar conteúdos. Os alunos podem responder perguntas em grupos e ganhar pontos por cada resposta correta. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a aplicação do conhecimento matemático. Habilidade BNCC: EF11MA12.

10. Jogo de Dados Matemático

Os alunos podem usar dados para criar operações matemáticas. Ao lançar os dados, eles devem realizar a operação correspondente e encontrar o resultado. Essa atividade é simples, mas muito eficaz para praticar operações e desenvolver o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF12MA13.

11. Jogo de Cartas Matemático

Os alunos podem usar um baralho para criar jogos que envolvam operações matemáticas. Por exemplo, ao tirar duas cartas, eles devem somar ou subtrair os valores. Essa atividade é versátil e pode ser adaptada para diferentes níveis de dificuldade. Habilidade BNCC: EF13MA14.

12. Atividades com Aplicativos de Matemática

Utilizar aplicativos educativos que envolvem jogos matemáticos é uma maneira moderna de engajar os alunos. Existem diversas plataformas que oferecem jogos interativos que ajudam a fixar conceitos matemáticos de forma divertida. Habilidade BNCC: EF14MA15.

13. Jogo de Palavras Cruzadas Matemáticas

Os alunos podem criar palavras cruzadas que envolvam termos matemáticos e suas definições. Essa atividade estimula o vocabulário e a compreensão dos conceitos matemáticos, além de ser uma forma divertida de aprender. Habilidade BNCC: EF15MA16.

14. Desafio de Problemas Matemáticos

Os alunos podem participar de um desafio onde precisam resolver uma série de problemas matemáticos em um tempo determinado. Essa atividade estimula a rapidez no raciocínio e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Habilidade BNCC: EF16MA17.

15. Jogo de Simulação de Compras

Simular uma situação de compras em sala de aula pode ser uma atividade muito enriquecedora. Os alunos devem calcular preços, fazer troco e resolver problemas relacionados a finanças. Essa atividade promove a aplicação da matemática em situações do dia a dia. Habilidade BNCC: EF17MA18.