15 Ideias de Atividades (BNCC) com história infantil

1. Contação de Histórias Interativa

Utilize uma história infantil conhecida e transforme-a em uma atividade interativa. Os alunos podem assumir os papéis dos personagens e encenar a narrativa. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Fantoches

Após a leitura de uma história, os alunos podem criar fantoches dos personagens utilizando materiais recicláveis. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a criatividade, além de permitir que os alunos recontam a história com seus próprios fantoches. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Desenho da Cena Favorita

Pede-se aos alunos que desenhem a cena que mais gostaram da história lida. Essa atividade estimula a interpretação e a expressão artística, permitindo que os alunos compartilhem suas visões sobre a narrativa. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Após a leitura de uma história, organize um jogo de perguntas e respostas sobre a trama e os personagens. Essa atividade promove a compreensão de texto e a memória, além de ser uma forma divertida de revisar o conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP05.

5. Criação de um Final Alternativo

Os alunos podem ser desafiados a criar um final alternativo para a história lida. Essa atividade estimula a criatividade e o pensamento crítico, além de permitir que os alunos explorem diferentes possibilidades narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP06.

6. Mapa da História

Os alunos podem criar um mapa que represente os locais mencionados na história. Essa atividade ajuda a desenvolver a compreensão espacial e a relação entre texto e imagem, além de facilitar a discussão sobre a narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP07.

7. Diário do Personagem

Pede-se aos alunos que escrevam um diário do personagem principal da história, descrevendo suas emoções e pensamentos. Essa atividade desenvolve a escrita criativa e a empatia, permitindo que os alunos se coloquem no lugar do personagem. Habilidade BNCC: EF15LP08.

8. Teatro de Sombras

Utilize a técnica do teatro de sombras para recontar a história. Os alunos podem criar silhuetas dos personagens e utilizar uma fonte de luz para projetar as sombras. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de ser uma forma inovadora de contar histórias. Habilidade BNCC: EF15AR04.

9. Música e Rima

Os alunos podem criar uma música ou uma rima inspirada na história lida. Essa atividade estimula a criatividade e a musicalidade, além de promover a memorização e a interpretação de texto. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Debate sobre a Moral da História

Após a leitura, organize um debate sobre a moral da história e suas implicações na vida real. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a argumentação, permitindo que os alunos discutam valores e lições aprendidas. Habilidade BNCC: EF15LP10.