15 Ideias de Atividades (BNCC) com habilidades e competências

1. Jogo da Memória sobre a História do Brasil

Uma atividade que envolve a criação de um jogo da memória utilizando figuras e informações sobre eventos históricos do Brasil. Os alunos devem combinar as imagens com as descrições corretas, promovendo a habilidade de reconhecimento e memorização. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15HI01, que aborda a compreensão de eventos históricos e suas consequências.

2. Criação de um Diário de Leitura

Os alunos devem manter um diário de leitura onde registram suas impressões sobre os livros lidos, incluindo resumos, personagens e temas. Essa atividade estimula a reflexão crítica e a capacidade de síntese, alinhando-se à habilidade EF15LP01, que trata da produção de textos e da análise de obras literárias.

3. Debate sobre Direitos Humanos

Organizar um debate em sala de aula sobre temas relacionados aos direitos humanos, onde os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e oratória, em conformidade com a habilidade EF15CI02, que envolve a discussão de questões sociais e éticas.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre temas abordados em sala, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de desenvolver a habilidade EF15MA03, que envolve a utilização de tecnologias para a produção de conhecimento.

5. Experimentos Científicos

Realizar experimentos simples em sala de aula para explorar conceitos científicos, como reações químicas ou propriedades da água. Essa atividade prática promove a observação e a investigação, alinhando-se à habilidade EF15CI01, que trata da aplicação do método científico.

6. Criação de Mapas Conceituais

Os alunos devem criar mapas conceituais sobre um tema estudado, organizando informações de forma visual. Essa atividade ajuda na compreensão e na organização do conhecimento, em consonância com a habilidade EF15LP02, que envolve a construção de significados a partir de diferentes fontes.

7. Jogos de Tabuleiro Educativos

Desenvolver jogos de tabuleiro que abordem conteúdos curriculares, como matemática ou ciências. Os alunos podem criar as regras e o design do jogo, promovendo o aprendizado lúdico e a aplicação prática de conceitos, alinhando-se à habilidade EF15MA02, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

8. Projeto de Sustentabilidade

Os alunos podem desenvolver um projeto que vise a sustentabilidade na escola, como a reciclagem de materiais ou a criação de uma horta. Essa atividade promove a consciência ambiental e o trabalho em grupo, em conformidade com a habilidade EF15CI03, que trata da relação entre ciência e sociedade.

9. Análise de Obras de Arte

Realizar uma análise de obras de arte, onde os alunos devem pesquisar sobre o artista, o contexto histórico e a técnica utilizada. Essa atividade estimula a apreciação estética e a crítica, alinhando-se à habilidade EF15AR01, que envolve a análise de produções artísticas.

10. Criação de Podcast

Os alunos podem criar um podcast sobre um tema de interesse, onde discutem e compartilham informações. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e pesquisa, em consonância com a habilidade EF15LP03, que envolve a produção de diferentes tipos de textos e mídias.