15 Ideias de Atividades (BNCC) com filmes

1. Análise Crítica de Filmes

Uma atividade interessante é a análise crítica de filmes que abordam temas relevantes para a educação. Os alunos podem assistir a um filme e, em seguida, discutir em grupos as mensagens e os valores apresentados. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC (EM13LGG101), que envolve a análise de diferentes gêneros e formatos de textos. Os alunos devem ser incentivados a expressar suas opiniões e a fundamentá-las com argumentos sólidos, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico.

2. Criação de Roteiros

Os alunos podem ser desafiados a criar um roteiro para uma cena alternativa de um filme assistido. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de permitir que os estudantes explorem a estrutura narrativa. A habilidade BNCC (EM13LP10) pode ser aplicada aqui, pois envolve a produção de textos em diferentes gêneros. Os alunos devem apresentar seus roteiros e discutir as escolhas que fizeram, promovendo um ambiente colaborativo e de aprendizado.

3. Debate sobre Temas Sociais

Após assistir a um filme que aborda questões sociais, os alunos podem participar de um debate. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC (EM13CN01), que trata da análise de fenômenos sociais e suas implicações. Os alunos devem pesquisar sobre o tema abordado no filme e trazer informações relevantes para a discussão. Essa prática desenvolve habilidades de argumentação e oratória, essenciais para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

4. Produção de Resenhas

Os alunos podem escrever resenhas sobre os filmes assistidos, destacando aspectos como enredo, personagens e mensagens. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC (EM13LP09), que envolve a produção de textos opinativos. As resenhas podem ser compartilhadas em um blog da turma, promovendo a troca de ideias e a interação entre os alunos. Além disso, essa prática estimula a leitura crítica e a escrita reflexiva.

5. Criação de Cartazes Temáticos

Após assistir a um filme, os alunos podem criar cartazes que representem os principais temas abordados. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC (EM13ART02), que envolve a apreciação e a produção de obras de arte. Os cartazes podem ser expostos na escola, promovendo a reflexão sobre os temas discutidos. Essa prática estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades artísticas.

6. Discussão sobre a Trilha Sonora

A trilha sonora de um filme pode ser um elemento poderoso para a construção de suas emoções. Os alunos podem discutir como a música influencia a narrativa e as emoções dos personagens. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC (EM13ART03), que envolve a análise de diferentes linguagens artísticas. Os alunos podem até criar uma playlist com músicas que representam os sentimentos do filme, promovendo uma conexão mais profunda com a obra.

7. Dramatização de Cenas

Os alunos podem escolher cenas de um filme e dramatizá-las em sala de aula. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC (EM13ARTE01), que envolve a expressão artística. A dramatização permite que os alunos explorem a interpretação de personagens e a construção de diálogos, desenvolvendo habilidades de comunicação e empatia. Além disso, essa prática pode ser uma forma divertida de aprender sobre a narrativa cinematográfica.

8. Criação de Vídeos Resumo

Os alunos podem ser desafiados a criar vídeos curtos que resumam a história de um filme. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC (EM13LP08), que envolve a produção de textos em diferentes formatos. Os vídeos podem ser compartilhados nas redes sociais da escola, promovendo a interação com a comunidade. Essa prática estimula a criatividade e o uso de tecnologias, além de desenvolver habilidades de síntese e comunicação.

9. Estudo de Personagens

Os alunos podem realizar um estudo aprofundado sobre os personagens de um filme, analisando suas motivações e evoluções ao longo da trama. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC (EM13LGG102), que envolve a análise de personagens em diferentes contextos. Os alunos podem apresentar suas análises em forma de painéis ou apresentações, promovendo a troca de ideias e a reflexão sobre a complexidade dos personagens.

10. Comparação entre Livro e Filme

Se o filme assistido for uma adaptação de um livro, os alunos podem comparar as duas obras. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC (EM13LP07), que envolve a comparação de diferentes formatos de textos. Os alunos devem discutir as diferenças e semelhanças entre as narrativas, promovendo uma reflexão sobre as escolhas feitas na adaptação. Essa prática estimula a leitura e a análise crítica, além de desenvolver habilidades de argumentação.