15 Ideias de Atividades (BNCC) com filme para educação infantil

1. Análise de Personagens

Após assistir a um filme infantil, os alunos podem realizar uma atividade de análise de personagens. Os professores podem solicitar que as crianças desenhem seu personagem favorito e escrevam algumas palavras que descrevam suas características. Essa atividade está alinhada à habilidade da BNCC EF15LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos, além de promover a expressão artística.

2. Criação de Finais Alternativos

Os alunos podem ser desafiados a criar um final alternativo para o filme assistido. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, permitindo que as crianças explorem diferentes possibilidades. A habilidade BNCC EF15LP02 é contemplada, pois envolve a construção de narrativas e a expressão de ideias de forma coerente.

3. Debate sobre Temas do Filme

Após a exibição do filme, os alunos podem participar de um debate sobre os temas abordados, como amizade, coragem ou respeito. Essa atividade promove o desenvolvimento da argumentação e do pensamento crítico, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que incentiva a participação em discussões e a construção de opiniões fundamentadas.

4. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes que representem a mensagem principal do filme. Essa atividade envolve pesquisa e síntese de informações, além de estimular a criatividade. A habilidade BNCC EF15AR01 é contemplada, pois envolve a produção de obras artísticas e a comunicação visual.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Após assistir ao filme, os professores podem organizar um jogo de perguntas e respostas sobre a trama e os personagens. Essa atividade ajuda a fixar o conteúdo e estimula a memória. A habilidade BNCC EF15LP04 é abordada, pois envolve a compreensão e interpretação de textos e narrativas.

6. Dramatização de Cenas

Os alunos podem escolher uma cena do filme para dramatizar em sala de aula. Essa atividade incentiva a expressão corporal e a colaboração entre os alunos, além de desenvolver habilidades de comunicação. A habilidade BNCC EF15AR02 é contemplada, pois envolve a prática de diferentes linguagens artísticas.

7. Produção de Vídeos

Os alunos podem ser desafiados a produzir um pequeno vídeo que resuma a história do filme ou que apresente uma nova perspectiva sobre ele. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15ET01, que envolve a utilização de diferentes mídias para comunicação.

8. Criação de um Livro de Histórias

Os alunos podem criar um livro de histórias inspirado no filme assistido. Eles podem desenhar e escrever suas próprias versões da história, o que promove a leitura e a escrita. A habilidade BNCC EF15LP05 é abordada, pois envolve a produção de textos literários e não literários.

9. Mapa Conceitual

Os alunos podem elaborar um mapa conceitual que relacione os principais eventos do filme e seus personagens. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a desenvolver habilidades de síntese. A habilidade BNCC EF15LP06 é contemplada, pois envolve a organização de ideias e informações.

10. Discussão sobre Valores e Moral

Após a exibição do filme, os alunos podem discutir os valores e a moral da história. Essa atividade estimula a reflexão e o desenvolvimento de uma consciência crítica. A habilidade BNCC EF15LP07 é abordada, pois envolve a análise de textos e a discussão de temas relevantes.