15 Ideias de Atividades (BNCC) com dobradura

1. Dobradura de Animais

Uma atividade que envolve a criação de dobraduras de diferentes animais pode ser uma excelente forma de trabalhar a coordenação motora e a criatividade dos alunos. Os professores podem utilizar papel colorido e ensinar os alunos a fazerem dobraduras de animais como sapos, pássaros e peixes. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a expressão artística e a produção de obras a partir de diferentes técnicas.

2. Dobradura de Flores

As dobraduras de flores são uma maneira divertida de introduzir conceitos de botânica e natureza. Os alunos podem aprender a fazer flores de papel e, ao mesmo tempo, discutir sobre as partes das plantas e sua importância no ecossistema. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15CI01, que trata da identificação e compreensão dos seres vivos e suas interações.

3. Dobradura de Mapas

Os alunos podem criar dobraduras que representem mapas de suas cidades ou países. Essa atividade pode ser uma oportunidade para discutir geografia, localização e a importância dos mapas. A habilidade BNCC EF15GE01 pode ser explorada, que envolve a leitura e interpretação de diferentes representações espaciais.

4. Dobradura de Personagens de Contos

Os alunos podem dobrar personagens de contos clássicos, como Chapeuzinho Vermelho ou Os Três Porquinhos. Após a atividade, os alunos podem apresentar suas dobraduras e contar a história relacionada, desenvolvendo habilidades de comunicação e expressão. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a produção de narrativas orais e escritas.

5. Dobradura de Objetos do Dia a Dia

Uma atividade que envolve a criação de dobraduras de objetos do cotidiano, como casas, carros e móveis, pode ajudar os alunos a desenvolverem a percepção espacial e a criatividade. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15MA01, que trata da resolução de problemas envolvendo formas e espaços.

6. Dobradura de Jogos de Tabuleiro

Os alunos podem criar seus próprios jogos de tabuleiro utilizando dobraduras. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a criatividade, além de permitir que os alunos desenvolvam regras e estratégias para o jogo. A habilidade BNCC EF15MA02 pode ser explorada, que envolve a criação e interpretação de jogos matemáticos.

7. Dobradura de Máscaras

Os alunos podem criar máscaras de papel que representem diferentes culturas ou personagens históricos. Essa atividade pode ser uma forma de trabalhar a diversidade cultural e a história, além de estimular a expressão artística. A habilidade BNCC EF15HI01 pode ser relacionada, que trata do reconhecimento e valorização da diversidade cultural.

8. Dobradura de Cartões de Mensagem

Os alunos podem criar cartões de mensagem utilizando dobraduras, que podem ser utilizados em datas comemorativas. Essa atividade pode ser uma oportunidade para discutir a importância da comunicação e da expressão de sentimentos. A habilidade BNCC EF15LP02 pode ser explorada, que envolve a produção de textos e mensagens em diferentes formatos.

9. Dobradura de Jogos de Memória

Os alunos podem criar um jogo de memória utilizando dobraduras de figuras que eles mesmos desenharam. Essa atividade é excelente para trabalhar a memória e a concentração, além de estimular a criatividade. A habilidade BNCC EF15MA03 pode ser relacionada, que aborda a resolução de problemas e a lógica matemática.

10. Dobradura de Origami para Matemática

Os alunos podem aprender a fazer origami, que é uma forma de dobradura que envolve geometria. Essa atividade pode ser utilizada para ensinar conceitos matemáticos, como simetria e ângulos. A habilidade BNCC EF15MA04 pode ser explorada, que trata da compreensão de formas e suas propriedades.