15 Ideias de Atividades (BNCC) com dinâmica para educação infantil

1. Jogo da Memória com Animais

Uma atividade divertida que estimula a memória e o reconhecimento de animais. Os alunos devem encontrar os pares de cartas com imagens de diferentes animais. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF01, que aborda a identificação de seres vivos e suas características.

2. Pintura com os Dedos

As crianças podem explorar a criatividade através da pintura com os dedos, utilizando tintas atóxicas. Essa atividade permite que os alunos expressem suas emoções e desenvolvam a coordenação motora. Relaciona-se com a habilidade BNCC EI03EF15, que trata da expressão artística.

3. Caça ao Tesouro

Organizar uma caça ao tesouro no pátio da escola, onde as crianças devem seguir pistas para encontrar objetos escondidos. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a cooperação entre os alunos, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF06, que envolve a resolução de problemas.

4. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias clássicas ou inventadas pelas próprias crianças. Essa atividade promove a imaginação e a linguagem oral, conectando-se à habilidade BNCC EI03EF02, que trata da escuta e da fala.

5. Dança das Cadeiras

Um clássico jogo que envolve música e movimento. As crianças dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem sentar-se. Essa atividade trabalha a atenção e a coordenação, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF07, que envolve o movimento corporal.

6. Atividade de Reciclagem

Os alunos podem aprender sobre a importância da reciclagem através de uma atividade prática, onde eles separam materiais recicláveis. Essa atividade promove a consciência ambiental e está alinhada à habilidade BNCC EI03EF12, que aborda a sustentabilidade.

7. Criação de Máscaras

As crianças podem criar máscaras utilizando papel, tintas e outros materiais. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, conectando-se à habilidade BNCC EI03EF15, que trata da produção artística.

8. Jogo de Cores

Uma atividade que envolve a identificação e a combinação de cores. As crianças podem usar blocos de montar ou cartões coloridos para criar padrões. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF04, que envolve a percepção e a classificação de cores.

9. Plantio de Sementes

Os alunos podem participar de uma atividade de plantio de sementes em pequenos vasos. Essa experiência prática ensina sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da natureza, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF11, que aborda a relação com o meio ambiente.

10. Teatro de Sombras

As crianças podem criar um teatro de sombras utilizando uma fonte de luz e figuras recortadas. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, conectando-se à habilidade BNCC EI03EF02, que envolve a expressão e a comunicação.

11. Jogo de Rimas

Uma atividade lúdica onde as crianças devem encontrar palavras que rimam. Essa atividade estimula a linguagem e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF03, que trata da oralidade e da construção de frases.

12. Experiência com Água e Óleo

Realizar uma experiência simples onde as crianças observam a mistura de água e óleo. Essa atividade ensina sobre densidade e propriedades dos líquidos, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF10, que envolve a exploração de fenômenos naturais.

13. Jogo do Alfabeto

As crianças podem participar de um jogo onde devem encontrar objetos que começam com cada letra do alfabeto. Essa atividade estimula o reconhecimento de letras e sons, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF05, que aborda a leitura e a escrita.

14. Construção de Blocos

Utilizar blocos de montar para que as crianças construam estruturas. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a coordenação motora, conectando-se à habilidade BNCC EI03EF08, que trata da resolução de problemas e da criatividade.

15. Jogo de Imitação de Animais

As crianças devem imitar diferentes animais, tanto em sons quanto em movimentos. Essa atividade é divertida e ajuda no desenvolvimento motor e na expressão corporal, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF09, que envolve a expressão corporal e a comunicação.