15 Ideias de Atividades (BNCC) com avaliação na educação infantil

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade rica que estimula a imaginação e a linguagem das crianças. Os professores podem selecionar livros que abordem temas relevantes para a faixa etária e que estejam alinhados à BNCC, como a valorização da cultura local. Após a contação, os alunos podem ser incentivados a desenhar suas partes favoritas da história, promovendo a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo de Memória com Palavras

O jogo de memória é uma excelente ferramenta para trabalhar o reconhecimento de palavras e a memória visual. Os professores podem criar cartões com palavras e imagens que representem essas palavras, ajudando os alunos a fazer conexões entre texto e imagem. Essa atividade pode ser adaptada para incluir palavras que os alunos estão aprendendo na sala de aula. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis é uma forma de incentivar a criatividade e a consciência ambiental. Os alunos podem criar obras de arte a partir de garrafas PET, papelão e outros itens, discutindo a importância da reciclagem. Essa atividade também pode ser uma oportunidade para trabalhar a coordenação motora fina. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de água e óleo, pode despertar a curiosidade das crianças sobre o mundo ao seu redor. Os professores devem guiar os alunos na observação dos resultados e na formulação de perguntas, estimulando o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15CI01.

5. Atividade de Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma maneira eficaz de desenvolver habilidades motoras e sociais. Os professores podem criar coreografias simples que as crianças possam seguir, utilizando músicas conhecidas. Essa atividade promove a interação e a diversão, além de trabalhar a coordenação. Habilidade BNCC: EF15MU01.

6. Criação de um Jardim Sensorial

Um jardim sensorial é uma atividade que permite que as crianças explorem diferentes texturas, cheiros e cores. Os professores podem envolver os alunos na plantação de flores e ervas, discutindo o ciclo de vida das plantas. Essa atividade é ideal para trabalhar a observação e o cuidado com a natureza. Habilidade BNCC: EF15CI02.

7. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma atividade que estimula a criatividade e a expressão oral. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e encenar histórias, desenvolvendo habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Essa atividade também pode ser utilizada para abordar temas sociais e emocionais. Habilidade BNCC: EF15AR02.

8. Caça ao Tesouro Educativa

Uma caça ao tesouro pode ser uma forma divertida de revisar conteúdos aprendidos. Os professores podem criar pistas que levem os alunos a diferentes locais da escola, onde eles encontrarão desafios relacionados a matemática, ciências ou língua portuguesa. Habilidade BNCC: EF15MA01.

9. Atividade de Culinária

Realizar uma atividade de culinária simples, como fazer uma salada de frutas, pode ser uma forma deliciosa de ensinar sobre alimentação saudável. Os alunos podem aprender sobre as diferentes frutas, suas cores e sabores, além de desenvolver habilidades de medição e seguimento de instruções. Habilidade BNCC: EF15CI03.

10. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade estimula a escrita, a leitura e a colaboração entre os alunos. O livro pode ser ilustrado e, ao final, apresentado para outras turmas, promovendo a autoestima e o orgulho do trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP03.