15 Ideias de Atividades (BNCC) com a música “Loja do Mestre André”

A música “Loja do Mestre André” é uma excelente ferramenta para o ensino de diversas habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A seguir, apresentamos 15 ideias de atividades que podem ser realizadas com essa canção, cada uma acompanhada de suas respectivas habilidades da BNCC.

1. Análise de Letra: Proponha aos alunos que analisem a letra da música, identificando os personagens e suas características. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de textos.

2. Criação de História: Após ouvir a música, os alunos podem criar uma história inspirada nos personagens. Essa atividade estimula a criatividade e se alinha à habilidade EF15LP02, que trata da produção de textos.

3. Desenho dos Personagens: Os alunos podem desenhar os personagens da música, desenvolvendo a habilidade de interpretação visual. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR02, que envolve a apreciação e a criação artística.

4. Jogo de Rimas: Crie um jogo onde os alunos devem encontrar palavras que rimem com as da música. Essa atividade pode ser ligada à habilidade EF15LP03, que aborda a sonoridade das palavras.

5. Debate sobre Valores: Promova um debate sobre os valores presentes na música, como amizade e solidariedade. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15CI01, que envolve a discussão de temas sociais.

6. Reescrita da Letra: Peça aos alunos que reescrevam a letra da música com suas próprias palavras. Essa atividade estimula a interpretação e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP04.

7. Mímica dos Personagens: Realize uma atividade de mímica onde os alunos representam os personagens da música. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR03, que envolve a expressão corporal.

8. Criação de uma Canção: Os alunos podem criar uma nova canção inspirada na “Loja do Mestre André”. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP05, que trata da produção musical.

9. Estudo de Instrumentos Musicais: Explore os instrumentos que podem ser usados na música e suas características. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR04, que envolve o conhecimento sobre a música e seus elementos.

10. Jogo de Perguntas e Respostas: Crie um jogo de perguntas sobre a música, incentivando a escuta atenta. Essa atividade pode ser ligada à habilidade EF15LP06, que aborda a compreensão oral.

11. Criação de um Vídeo: Os alunos podem criar um vídeo interpretando a música, desenvolvendo habilidades de comunicação e expressão. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP07.

12. Discussão sobre a Cultura Popular: Promova uma discussão sobre a importância da música na cultura popular brasileira. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR05, que envolve a apreciação cultural.

13. Montagem de um Painel: Os alunos podem montar um painel com informações sobre a música e seus temas. Essa atividade se alinha à habilidade EF15CI02, que envolve a pesquisa e apresentação de informações.

14. Criação de um Jogo de Tabuleiro: Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro baseado na música, estimulando o trabalho em grupo e a criatividade. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP08.

15. Reflexão sobre a Mensagem: Por fim, promova uma reflexão sobre a mensagem da música e como ela se aplica à vida dos alunos. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15CI03, que envolve a reflexão crítica sobre temas sociais.