15 Ideias de Atividades (BNCC) com a música A Canoa Virou

1. Roda de Conversa sobre a Música

Inicie a atividade com uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas impressões sobre a música “A Canoa Virou”. Pergunte o que eles acham da letra, quais sentimentos a música evoca e se já passaram por situações semelhantes. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP01, que aborda a interpretação de diferentes tipos de textos.

2. Criação de Novas Estrofes

Proponha que os alunos criem novas estrofes para a música, mantendo a mesma melodia. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão da estrutura poética, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que envolve a produção de textos orais e escritos.

3. Ilustração da Letra

Peça aos alunos que ilustrem a letra da música. Eles podem criar quadrinhos ou desenhos que representem as principais ideias e sentimentos expressos na canção. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR01, que trata da apreciação e produção de obras de arte.

4. Análise Musical

Realize uma análise musical da canção, discutindo elementos como ritmo, melodia e instrumentos utilizados. Os alunos podem ouvir a música e identificar esses elementos, promovendo a habilidade EF15AR02, que envolve a percepção e apreciação musical.

5. Encenação da História

Divida a turma em grupos e peça que encenem a história da música. Cada grupo pode criar uma pequena peça teatral que represente a letra e a mensagem da canção. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que envolve a dramatização de histórias.

6. Debate sobre o Tema

Organize um debate sobre os temas abordados na música, como amizade, superação e desafios. Os alunos podem se dividir em grupos para defender diferentes pontos de vista, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que trata da argumentação e do debate.

7. Criação de um Vídeo Musical

Os alunos podem criar um vídeo musical utilizando a canção como trilha sonora. Eles podem filmar cenas que representem a letra ou fazer uma coreografia. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR03, que envolve a produção de vídeos e outras mídias.

8. Composição de uma Paródia

Proponha que os alunos façam uma paródia da música, mudando a letra para abordar um tema atual ou engraçado. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos humorísticos.

9. Discussão sobre Valores

Promova uma discussão sobre os valores presentes na música, como solidariedade e empatia. Os alunos podem refletir sobre como esses valores se aplicam em suas vidas. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15CI01, que trata da reflexão sobre valores e ética.

10. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre a música, onde os alunos devem responder questões sobre a letra, a melodia e o contexto da canção. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP06, que envolve a compreensão de textos e a interpretação de informações.